O tomate é um alimento que pode ser incorporado na dieta de várias formas, quer seja comendo-o cru, cozinhado ou como parte de qualquer receita.
São muitas as propriedades benéficas que este vegetal confere ao seu organismo, por isso é recomendável comê-lo com frequência.
O tomate é a hortaliça mais cultivada e consumida do mundo.O tomate é rico em nutrientes como a vitamina A – boa para a visão e imunidade –, e vitamina C – que ajuda na cicatrização e na diminuição do nível de estresse –, e potássio – que controla cãibras e pressão.
O tomate é o alimento mais rico em licopeno. Esta é uma substância antioxidante. O licopeno, hoje, tem estudos bem eficazes mostrando a relação dele com a diminuição do índice de câncer de pulmão e de próstata, e mostram que o consumo do tomate quatro vezes por semana diminui o risco dessas doenças em até 20%.
Para começar, é rico em vitaminas A e C. A dupla é responsável pela vida longa, isso porque a vitamina A tem ação antioxidante, responsável pelo combate aos radicais livres, que aceleram o envelhecimento. Já a vitamina C promove hidroxilação do colágeno – proteína fibrilar que proporciona resistência aos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos, além de também ser um ótimo antioxidante.
Os benefícios do alimento não param por aí.
Tomate faz bem à saúde
- Sódio e o magnésio: que ajudam em algumas funções do organismo, como na contração muscular.
- Cálcio: que participa da formação e manutenção dos ossos e na coagulação sanguínea.
- Folato (também conhecido como vitamina B9): para as funções metabólicas.
- Potássio: que faz o balanço e a distribuição da água no organismo.
- Oferece boas quantidades de vitamina A, C e do complexo B;
- É fonte de minerais como sódio, magnésio e potássio, fundamentais no equilíbrio do metabolismo;
- É rico em fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino;
- É fonte de licopeno e protege o corpo de doenças cancerígenas.
Semente de tomate faz mal?
O consumo da semente do tomate não apresenta nenhum tipo de dano à saúde, ao contrário do que se pensa muitas vezes. A única restrição é para indivíduos que sofrem de diverticulite, pois os grãozinhos podem acabar se acumulando nas dobras do intestino.Os tomates devem ser sempre consumidos maduros e na versão orgânica, pois, junto com a batata, são os campeões na quantidade de agrotóxico utilizada durante o cultivo.
O Benéfico Licopeno
Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.
O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.
Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio.
Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.
O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.
Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio.
Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate.
É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas… fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio.
Além do "superpoderoso" Licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C e de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.
O Tomate tem ação antioxidante
O licopeno no tomate. Este carotenóide encontrado no tomate tem sido extensivamente estudado pelas suas propriedades antioxidantes e propriedades de prevenção do cancro.
A função antioxidante do licopeno tem a capacidade para ajudar a proteger as células e outras estruturas do corpo dos danos do oxigênio.
Prevenção de doenças do coração é um outro papel desempenhado pelo antioxidante licopeno.
Em contraste com muitos fitonutrientes noutros alimentos, cujos efeitos só foram estudadas em animais, o licopeno do tomate tem sido repetidamente estudado em seres humanos e os têm sido encontrados inúmeros factores de proteção contra uma lista crescente de cancros.
Estes cancros agora incluem-rectal, próstata, mama, endométrio, pulmão e câncer de pâncreas.
O Tomate é útil no controle do colesterol
Fonte muito baixa em calorias e gorduras, mas rica em fibras alimentares, minerais, vitaminas, recomendado no controle de colesterol e os programas de redução de peso.
O Tomate é rico em vitamina C
O Tomate é uma boa fonte de vitamina C; o consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres prejudiciais.
O Tomate promove a saúde do pâncreas
Os dados mostraram que os homens que consomem mais licopeno tiveram uma redução no risco de cancro no pâncreas.
Entre as pessoas que nunca fumaram, aqueles cujas dietas eram ricas em beta caroteno e carotenóides totais reduziram seu risco de cancro de pâncreas.
O Tomate tem ação de proteção contra o cancro
Desde há bastante tempo, existem evidências epidemiológicas que indicam que o licopeno age sinergicamente com outros fitonutrientes do tomates para dar os seus efeitos de proteção. Estudos recentes têm mostrado que os produtos de tomate previnem o cancro de forma mais eficaz do que tomar o licopeno sozinho, os investigadores concluíram que outros carotenóides estimulam as enzimas da fase II através de diferentes vias daquele usadas pelo licopeno.
O Tomate reduz o risco de doenças cardíacas
Mais uma boa notícia para aqueles em situação de risco de aterosclerose, ou apenas tentando evitá-lo, é que os tomates são uma boa fonte de potássio e uma boa fonte de niacina, vitamina B6 e ácido fólico.
A niacina tem sido usada há anos como uma forma segura de diminuir os níveis elevados de colesterol. Dietas ricas em potássio foram mostrados para baixar a pressão arterial e reduzir o risco de doença cardíaca.
A vitamina B6 e ácido fólico são ambos necessários pelo organismo para converter um produto químico potencialmente perigoso chamado homocisteína em outras moléculas benignas.
O Tomate promove a saúde óssea
Os tomates são uma boa fonte de vitamina K. 17,8% do valor diário de vitamina K, é encontrada numa xícara de tomate cru, o que é importante para a manutenção da saúde óssea.
A Vitamina K1 activa a osteocalcina, protéina do colágeno ósseo. Portanto, sem a vitamina K1, os níveis de osteocalcina são insuficientes, e a mineralização óssea é prejudicada.
O Tomate ajudam contra a enxaqueca e os diabetes
O tomate é uma boa fonte de riboflavina, que tem se mostrado útil para reduzir a frequência das crises de enxaqueca.
Uma boa ingestão de cromo, um mineral que o tomate tem, é uma boa fonte, ajuda os pacientes diabéticos a manter os seus níveis de açúcar no sangue sob controle.
O Tomate e a Beleza
O tomate é refrescante, tonificante e auxiliar da circulação sangüínea, além de aliviar as queimaduras do sol. Ele pode ser aplicado no rosto para restaurar sua acidez relativa depois de um tratamento de limpeza. Para aqueles com pele oleosa, podem aplicá-lo todos os dias. Já para aqueles com peles secas, apenas uma vez por semana. O suco do tomate combate a caspa e a queda de cabelo.
No tratamento contra a Acne o tomate pode ser utilizado como uma máscara:
- Um tomate bem maduro triturado
- Uma colher de sopa de iogurte natural
- Misture bem e aplique sobre o rosto já limpo e seco.
- Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário