Translate

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Limão !!!

O alimento saudável de hoje é um fruto com um gosto ácido/amargo, rico em vitamina C, o LIMÃO !!!

O limão é popularmente conhecido como sendo uma fruta rica em vitamina C mas este fruto também é rico em vitamina A, vitamina B (b1, b2 e b3),  vitamina I e vitamina P.
Além das vitaminas supracitadas o limão possui ainda outros nutrientes importantes para o nosso organismo como, cálcio, cobre, magnésio, iodo, ferro, fósforo, silício, ácido cítrico, ácido málico e pequenas quantidades de ácido fórmico e ácido acético.

O  limão é verdadeiramente uma jóia da natureza. Pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações. No entanto, tendemos a repudiá-lo, quando pensamos no seu gosto azedo, e a minimizar as suas virtudes, tanto na manutenção e recuperação da saúde, quanto ao seu valor nutricional e possibilidades múltiplas de utilização culinária.

Propriedades

Através de estudos prolongados, constatou-se que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral. Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contacto com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna. Os seus diversos sais, por seu turno, convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, etc, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue.

Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico – temível inimigo (tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais “respeitável”.
Tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), descongestiona e desintoxica o organismo e, se usado com regularidade, erradicará por completo todos os uratos.
Deste modo, é evidente a sua grande valia nas diversas patologias reumáticas e artríticas. 
Com efeito, a ingestão da dieta de limões, aumenta na urina a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico.

Seu uso Interno (como também externo) é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Nas afecções gastro intestinais, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações.
Ainda combate as fermentações e os gases.

É um amigo do pâncreas e, malgrado certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema bilioso, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula.
Relativamente ao aparelho urinário, bem como ao sistema cardiovascular, é igualmente um poderosíssimo eliminador de toxinas e um tônico privilegiado. Tem, assim, ação que impede e neutraliza a proliferação das tão temidas afecções arterioscleróticas.
Gargarejos do seu suco fresco são benéficos para todos os tipos de afecções do trato nasofaríngeo, bem como para laringites e gengivites. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetante nas rinites e sinusites.

O Limão traz inúmeros benefícios para a saúde do ser humano.
  1. Contêm uma fibra natural  que reduz a  absorção de gordura armazenada pelo corpo, e ajuda você a se sentir saciado.
  2. Ácidos do limão ajudam a  retardar a absorção do açúcar após uma refeição. 
  3. A vitamina C produz um aminoácido que ajuda o nosso corpo a queimar gordura.
  4. O suco faz a comida frita ser digerida mais rápido .
  5. Potássio ajuda a regular os fluidos corporais, e seu magnésio relaxa as artérias.
  6. O sumo assemelha alguns medicamentos de hipertensão e ajuda no controle da pressão arterial
  7. Tem propriedades antivirais e antibacterianas.
  8. É um expectorante - geralmente usado em medicamentos para a tosse que incentiva as vias para expelir muco.
  9. Reduz a temperatura corporal, o que o torna excelente no verão. 
  10. Possui minerais como: sílica, cálcio, ferro, manganês e cobre. É rico também em vitaminas B1, B2 e B3 e recomendado na prevenção de doenças do sistema nervoso. 
  11. Os ácidos interferem no bom funcionamento das glândulas endócrinas e evitam hemorragias, tão comuns em diabéticos e pessoas da terceira idade.
  12. É recomendado na prevenção de problemas cardiovasculares, pois protege as artérias.
  13. É reconhecido milenarmente como um antibiótico e antisséptico intestinal. 
  14. Na Índia, o suco de limão é a bebida sagrada do desjejum matinal, agindo como agente de purificação, regulação e antídoto de envenenamento ou intoxicação.
  15. Sua ação laxante regula os intestinos. 
  16. E ainda, com seu poder adstringente, reduz a formação dos gases intestinais. Dessa forma, evita o inchaço do estômago e dos intestinos.
  17. O consumo regular e correto irá facilitar a liberação dos excessos de gordura corporal, assim como evitar a formação de tais depósitos.
  18. O consumo diário evita a formação de cálculos (renais e vesicais) 

Benefícios do limão congelado

Os  principais benefícios do limão congelado são proteger as células, facilitar a digestão e regular os açúcares pois ao congelar o limão se tem mais facilidade em utilizar a sua casca que tem antioxidantes e fibras.
Para congelar o limão primeiro lave bem o limão e depois coloque no congelador, quando quiser usar basta raspar a casaca e colocar nos cozinhados, nas saladas ou sobremesas e terá todos os benefícios do limão.

Benefícios do limão siciliano

Os benefícios do limão silicino são aumentar as defesas do organismo, combater o ácido úrico, ajudar a emagrecer, proteger as células, facilitar a digestão e regular a absorção dos açúcares porque assim como o limão é rico em vitamina C, fibras e antioxidantes.
O limão e o limão siciliano são muito semelhantes nutricionalmente e por isso os seus benefícios para a saúde são iguais.

Uma boa dica para ingerir o suco de limão é durante a refeição, pois além dos benefícios do limão para emagrecer ele também aumentar a aborção de ferro da refeição ajudando a evitar ou combater a anemia.



"Mas, como se sabe, qualquer alimento em excesso se torna prejudicial com o limão não é diferente, quando consumido de forma errada, pode causar até anemia. Use-o acompanhado de frutas, folhas, legumes, feijões, raízes e sementes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário