Translate

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Beterraba !!!


A BETERRABA  é encontrada na forma de uma raiz, rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Ela é ideal na luta contra a anemia, pois possui um alto teor férreo. Ela também deve ser consumida por quem apresenta problemas de fraqueza dentária e inflamação na gengiva.

O sódio evita o desperdício de líquidos do organismo, enquanto o potássio confere a necessária potência muscular; o zinco é essencial para a manutenção da tessitura do cérebro; o magnésio é requerido pela estrutura óssea e equilibra as funções dos músculos e dos nervos.
A vitamina C detém um alto potencial antioxidante, mas vários estudiosos afirmam que sua eficácia no organismo humano só é atingida quando a beterraba é consumida no seu estado natural. O açúcar deste vegetal é extraído da sua parte branca, ao passo que a fração consumível está contida na porção avermelhada.

Das folhas da beterraba são elaborados cataplasmas, com o acréscimo de uma pequena quantidade de gordura. Neste formato ela age como uma substância refrigerante nas feridas da epiderme e em processos inflamatórios em geral. Sob a forma de caldo, resultante da fervura deste vegetal, ela combate pedras localizadas na bexiga; para tanto ele deve ser consumido três vezes ao dia.
Esta planta é muito indicada também para quem apresenta distúrbios no baço, no fígado e no intestino, atuando como laxante. Ela é comestível tanto crua quanto cozida. Gastronomicamente ela é utilizada para a elaboração de sucos, saladas, bolos, refogados e omeletes.

A beterraba em seu estado ideal apresenta cores bem condensadas, casca plana, sem asperezas, a folhagem lustrosa, de preferência no tamanho médio ou pequeno. Desta forma sabe-se que ela é bem recente. Para alcançar um cozimento melhor, é recomendável preservar 3 centímetros do talo e não extrair sua base.
Assim este vegetal conservará sua parte líquida e revelará ao paladar uma impressão mais pronunciada e aos olhos uma aparência mais intensa. Mesclada à laranja na elaboração dos sucos, é particularmente saborosa; também é consumida frita, como se fosse uma batata. Ela pode também ser batida com leite, na forma de vitamina; ou ser misturada com outros legumes na produção de uma sopa. É comum encontrá-la nas saladas.

O melhor período de produção da beterraba é de agosto a fevereiro. Cem gramas desta planta detêm 42 calorias. Suas folhas podem ser consumidas na elaboração de uma espécie particular de verdura; elas oferecem pelo menos 38 calorias.

Entre os principais benefícios da beterraba podemos citar:
  • Ajuda a desintoxicar o organismo; 
  • Fonte de vitaminas, proteínas e ferro;
  • Manutenção dos tecidos cerebrais;
  • Auxilio na formação dos ossos;
  • Regula as funções musculares e nervosas;
  • Previne problemas no baço e no fígado;
  • Previne e auxilia no tratamento de anemia;
  • Promove o descongestionamento das vias urinárias;
  • Fortalecimento do sistema imunitário;
  • Estimula a produção de glóbulos vermelhos;
  • Estimula a concentração;

A Beterraba combate o cancro

O pigmento que dá a beterraba as suas ricas cores, roxo e vermelho betacianina também é um poderoso agente de combate ao cancro. As Beterrabas têm eficácia contra cancro de cólon, em particular, tem sido demonstrado em vários estudos.

A Beterraba é rica em fibra

A beterraba é muito baixa em calorias (41 contêm apenas 100g) e gordura, mas é muito rica em fibras alimentares, vitaminas e minerais.

A Beterraba é rica em vitamina C

A beterraba contém quantidades significativas de vitamina C, um poderoso antioxidante natural o que ajuda a limpar corpo dos radicais livres, um dos motivos para o desenvolvimento de cânceres.

A Beterraba protege o coração

A beterraba pode ajudar na forma pela qual as gorduras são transportadas no sangue, e são um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, e seu HDL (colesterol benéfico) o nível aumentou significativamente.

A Beterraba ajuda a combater a inflamação

As pessoas cujas dietas têm uma maior dose de consumo de colina (encontrada na gema de ovo e soja), e seu metabólito betaína (encontrada naturalmente em vegetais como a beterraba e espinafre), têm níveis mais baixos de inflamações, pelo menos, 20% menor do que indivíduos com um menor consumo médio.
Os marcadores de inflamação crônica tem sido associada a uma ampla gama de condições incluindo doenças cardíacas, osteoporose, declínio cognitivo e doença de Alzheimer e diabetes tipo-2.
A ingestão diária recomendada de colina foram estabelecidos em 1998 a 550 miligramas por dia para homens e 425 miligramas por dia para as mulheres. No IDI foi definido para betaína, que, uma vez que é um metabólito da colina, não é considerado um nutriente essencial.

A Beterraba protege contra defeitos congênitos

Beterrabas são especialmente ricos em folato vitamina B, que é essencial para o crescimento do tecido normal. Comer alimentos ricos em folato é especialmente importante durante a gravidez, desde que sem ácido fólico suficiente, a coluna vertebral da criança não se desenvolve adequadamente, uma condição chamada de defeitos do tubo neural. A necessidade diária de ácido fólico é de 400 microgramas. Apenas um copo de cozido, beterraba cortada contém 136 microgramas de folato.

COMO ESCOLHER 
Na hora de escolher a beterraba fique de olho nas rachaduras e manchas! Para garantir a qualidade do vegetal, ela deve ter cor intensa em tamanho pequeno ou médio e não pode possuir essas falhas na aparência. Para preparar o suco e aproveitar seus benefícios, basta bater no liquidificador, uma beterraba grande descascada e picada, com o suco de quatro laranjas, coar e beber em seguida. O suco garante o consumo dos nutrientes da beterraba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário