Translate

terça-feira, 15 de abril de 2014

Gergelim !!!

                         
O Gergelim é uma das plantas mais antigas cultivadas pelo homem. Seu país de origem é incerto, porém alguns estudos mostram sua localização entre Ásia e a África.
Esta planta é cultivada desde a antiguidade. No Egito, por exemplo, no tempo dos faraós, o gergelim era utilizado para obtenção do óleo, os impérios entre os rios Tigre e Eufrates cultivavam comercialmente o gergelim e os orientais consideravam as sementes quase sagradas.
A semente chegou ao Brasil pelos portugueses no século XVI, daí foi sendo cultivado, tradicionalmente. Como característica a planta atinge de 1,5 a 2m de altura. Suas flores são brancas, púrpura ou cor-de-rosa. Os frutos apresentam-se em formas umas cápsulas pubescentes contendo sementes achatadas chegando de 2 a 5 mm de comprimento, com normalmente em cor castanha, branca ou preta.

Uma das melhores fontes de cálcio, ele é riquíssimo em gorduras do bem, que ajudam a produção de hormônios e moléculas antiinflamatórias. Entre essas gordurinhas, temos a lecitina, que dá uma baita ajuda ao nosso sistema nervoso. Este que, recentemente, anda mesmo muito nervoso porque não temos nos alimentado direitinho e mal consegue garantir umas sinapses.
Essa sementinha linda, cheirosa e saborosa ainda tem vitamina E (super antioxidante, se joga!) e metionina, um aminoácido essencial que não conseguimos produzir. Este aminoácido ajuda o fígado a transformar algumas toxinas, como o álcool.
Ainda tem muita coisa mesmo no gergelim: ferro, magnésio (nosso mineral mestre que participa de praticamente todas as reações bioquímicas e que consumimos tão pouco), fósforo, cobre e cromo.
Acha que acabou? É uma fonte de mucilagem, um tipo de fibra que ajuda o intestino a funcionar feliz da vida.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL
Possui minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo, além de vitaminas do complexo B. Tem alto teor de fibras e gorduras monoinsaturadas (gorduras boas).

BENEFÍCIOS
Hoje a ciência já pode nos mostrar vários benefícios que a planta nos traz.

1 – Combate a prisão de ventre - Umedece e lubrifica o intestino.
2 – Auxilia no tratamento da hemorroidas - A casca da semente possui componentes que ativam a circulação sanguínea na parede intestinal.
3 – Ossos saudáveis - Seus minerais, em especial o cálcio, fortalecem nossos ossos.
4 – Controla a obesidade - Quem possui habito de consumir o gergelim regularmente irá controlar a velocidade de armazenamento de gorduras no corpo, controlando assim a obesidade.
5– Aliado contra o diabetes - Seu alto teor de fibras irá auxiliar nosso organismo no controle de transporte do açúcar que ingerimos.
6 – Colesterol - As fibras presentes no gergelim possuem a função de controlar o colesterol que regulamente ingerimos.
7 – Digestão - Possui um importante papel no correto funcionamento do intestino, contribuindo da mesma forma para a correta digestão.
8 – Saciedade - Quando seu consumo for associado com outras fontes de carboidrato, ele atuará regulando a velocidade de absorção desses alimentos, de modo a nos sentirmos saciados por um período maior de tempo.

VARIAÇÕES
O gergelim pode ser encontrado nas variações branco, preto e marrom. Os mais comuns são o branco e o preto. As variedades possuem praticamente o mesmo perfil nutricional. O preto contém maior teor de antioxidantes e ferro.

MAS DE QUE FORMA DEVEMOS CONSUMIR O GERGELIM?
A melhor forma de consumir a semente é na forma natural, ou seja,crua e com casca.
O gergelim umedece e lubrifica os intestinos em função da presença de ácido linol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sanguínea na parede intestinal. Também evita e trata a prisão de ventre e hemorróidas.
Para as gestantes que apresentam prisão de ventre, o ideal é tomar suco desintoxicantes com gergelim para tratar este problema.

O QUE CONTÉM NA SEMENTE E QUE BENEFÍCIOS PROPORCIONA?
O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem (gorduras monoinsaturadas) e com grande concentração de fibras. É indicado no controle da glicemia sanguínea (açúcar no sangue). Além disso, o gergelim apresenta grande quantidade de cálcio, ajudando no controle da massa corporal gorda, tanto na lipólise (quebra de gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo. Apresenta também alto teor de fósforo e ferro e é rico em vitaminas do complexo B.

DE QUE FORMA A SEMENTE CONTRIBUI PARA A PERDA DE PESO?
O gergelim é ideal para quem procura boa forma ou mesmo uma dieta equilibrada, pois ele possui grande quantidade de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino.
Ele tem o poder de aumentar a saciedade, pois apresenta uma casca rica em fibras, que leva mais tempo para ser quebrado e digerido pelo organismo, assim acaba estendendo o período de “sentir fome”. Além das proteínas que estão presentes na semente, onde também auxiliam neste processo e ainda previnem a flacidez.

Ajuda no emagrecimento porque seu alto teor de fibras aumenta a saciedade, por suavizar a velocidade de absorção dos carboidratos simples. Em razão disso, é comum encontrarmos, por exemplo, sementes de gergelim em pães e biscoitos.

CALÓRICO
Uma colher de sopa tem cerca de 84kcal. Mas isso não deve ser impedimento para o consumo, pois é uma rica fonte de minerais, além de auxiliar no controle dos perfis de colesterol sanguíneo.

QUAL SERIA A QUANTIDADE ADEQUADA PARA O CONSUMO?

Varia de pessoa para pessoa, Não há estudos suficientes para ter certeza da quantidade diária exata que devemos ingerir, porém alguns estudos mostram que a ingestão de 10 a 30g/dia já nos traz benefícios.

CONSUMINDO PÃES OU BOLACHAS COM GERGELIM , POR EXEMPLO, CONSEGUIMOS O BENEFÍCIO DA SEMENTE?
O ideal é que a semente seja ingerida em sua forma integral, porém qualquer alimento que apresentar em sua composição o gergelim vai trazer benefícios ao nosso corpo. Hoje já podemos encontrar vários alimentos que o possui, mas também podemos inseri-lo em nossas receitas caseiras, levando um toque mais saboroso como ao arroz e saladas.

TRÊS DICAS 
1 - Podemos inseri-lo em nossas receitas diárias, sobre feijão, arroz, massa, pães, saladas.
2 - Para quem não está habituado a consumir sementes, busque nas gôndolas do mercado pães e biscoitos que possuem a semente na sua forma integral. É uma boa forma para iniciar seu consumo.
3 - Pessoas com colesterol elevado, podem se valer dos benefícios do gergelim, mas seu consumo deverá ser diário, por pelo menos 1 mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário