Translate

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Abóbora !!!

A Abóbora (curcubita) popularmente conhecida como moranga ou jerimumpertence a família Cucurbitaceae e é nativa das Américas sendo atualmente cultivada em grande escala aqui no Brasil. Ela pode ser consumida de diversas formas e a maioria de suas partes podem ser aproveitadas, da casca às sementes.  
Ela é rica em proteínas, vitaminas antioxidantes como os carotenóides, beta-sitosterol e os tocoferóis e, pobre em calorias e gordura. Por conta de suas propriedades nutricionais ela ajuda na prevenção de diversas doenças crônicas.
A abóbora é um alimento cheio de benefícios, além de ser muito saborosa em diversas preparações, combinando tanto em pratos salgados quanto doces; fica ótimo em sopas cremosas, tortas, risotos, pães, doces, recheios de massas e muitas outras receitas, que ganham o tom vibrante da sua cor, além de vitaminas, baixa calorias e fibras.
A abóbora é um alimento altamente nutritivo apresentando alguns componentes nutricionais nas sementes como as proteínas, ácidos graxos e minerais como cobre, zinco e magnésio. Seu fruto também contém carotenóides, aminoácidos essenciais e minerais. As sementes e o óleo extraído delas são utilizados por suas propriedades medicinais. Por sua alta composição de ácido oléico e linoléico reduz os níveis de LDL e colesterol e aumenta os níveis de HDL o que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.
O seu óleo ajuda no retardo da progressão da hipertensão, artrite, redução da pressão uretral, e dos cânceres de estômago, mama, pulmões e coloretal. O beta-caroteno presente na abóbora reduz os danos à pele causados pelo sol agindo como um antiinflamatório. Além disso, o alfa-caroteno reduz o processo de envelhecimento, o risco de desenvolvimento de catarata e previne o crescimento tumoral. A vitamina E previne contra o estresse oxidativo.
Suas sementes contém todos os aminoácidos essenciais com predominância para leucina, valina e histidina. Também apresenta quantidades de gorduras insaturadas como os ácidos palmítico, esteárico, oléico e linoléico. As vitaminas antioxidantes tem como função diminuição da peroxidação lipídica e DNA oxidativo. Dietas ricas em sementes de abóbora estão sendo relacionadas com menor risco de câncer gástrico, de mama, pulmões e coloretal.
Entretanto, o consumo de sementes da abóbora não deve ser demasiado, pois apresenta fatores anti nutricionais como o oxalato, fitato, nitrato, entre outros. Foi demonstrado que o seu valor nutricional melhora se elas forem assadas. Aumentando principalmente os esteróis e a vitamina E. Elas também são ricas em zinco, magnésio e cobre.
Bom para exercícios
A abóbora vem chamando a atenção por seus benefícios nutricionais e à saúde devido aos seus componentes obtidos de seu fruto e sementes. A energia da atividade do metabolismo muscular determina o nível de fadiga fisiológica tendo o exercício de endurance como uma importante variável em avaliar um tratamento anti fadiga. É importante analisar variáveis bioquímicas como o lactato, a amônia, a glicose e a creatina quinase (CK). Após um exercício de endurance os níveis dessas variáveis aumentam.
Fatores como consumo de ATP (energia) e deficiência energética por depleção de estoques de gordura e açúcar (glicogênio) também estão relacionados com a fadiga. Estudos com ratos relatam que o consumo de extratos do fruto da abóbora da espécie moschata aumenta, mesmo que discretamente, os estoques de glicogênio hepático melhorando o metabolismo de carboidratos sem prejudicar os tecidos musculares esqueléticos e hepáticos.Em estudos mais recentes foi demonstrado que metabólitos secundários como o álcool dihidrodiconiferil e o gliceroglicolipídio tetrassacarídeo presentes na abóbora possuem efeitos anti lipogênicos e com atividade na diminuição da glicose. Eles afirmam que mais estudos devem ser realizados para comprovar o efeito ergogênico da abóbora.
Mantém a visão aguçada
Uma xícara de abóbora cozida (em forma de purê) contém mais de 200% da recomendação diária de vitamina A, o que ajuda a visão, principalmente em ambientes escuros, segundo o National Institutes of Health. O alimento também é rico em carotenóides, que são componentes antioxidantes que garantem a cor laranja, incluindo o betacaroteno, que previnem o câncer e o corpo transforma em vitamina A.
Ajuda na perda de peso 
A combinação de alta concentração de fibras e baixas calorias que a abóbora oferece é excelente nas dietas de emagrecimento. Com apenas 49 calorias em uma xícara, o alimento proporciona uma sensação de saciedade por mais tempo devido a sua textura fibrosa, fazendo a perda de peso ser mais eficaz.
Sementes de abóbora fazem bem ao coração
As sementinhas retiradas da abóbora são ricas em fitoesteróis, que têm eficácia comprovada em diversos estudos como redutores do colesterol ruim (o LDL). Para elas ficarem mais gostosas para o consumo, deixe-as durante alguns minutos no forno para terem mais crocância.
Reduz o risco de câncer
Devido à substância antioxidante betacaroteno presente no alimento, que atua na prevenção do câncer, de acordo com o National Cancer Institute, o alimento é um importante aliado para a saúde. Segundo as recomendações do Instituto, as fontes naturais do alimento (in natura ou em receitas) são mais eficazes do que o consumo do betacaroteno vendido como suplemento.
Protege a pele
Os mesmos carotenóides antioxidantes presentes no alimento, que previnem certos tipos de cânceres, também têm o poder de neutralizar os radicais livres e manter as células cancerígenas bem longe da epiderme, combatendo ainda as rugas e deixando a pele mais viçosa.
Sementes que melhoram o humor
Humor lá em cima! As sementes da abóbora são ricas no aminoácido triptofano, uma substância importante na produção de serotonina, um dos principais responsáveis pelo controle do nosso humor, sono e apetite. Uma porção de sementes torradas de abóbora por dia pode deixar você mais bem-humorada e disposta.
Ajuda na recuperação pós-treino
Você sabe que a banana é rica em potássio e muito indicada para os atletas consumirem, pois ajuda na recuperação pós-treino? Pois bem, uma xícara de abóbora cozida tem mais potássio do que uma banana. São 564 miligramas nessa quantidade citada, enquanto a outra fruta tem cerca de 422. Essa reposição é importante para equilibrar os eletrólitos pós-treino e manter os músculos funcionando com melhor desempenho.
Auxilia o sistema imunológico
Ela tem esse efeito devido à vitamina C. Uma xícara de abóbora cozida contém mais do que 11 miligramas de vitamina C, ou seja, 20% das 60 miligramas recomendadas diariamente para uma mulher.

Totalmente aproveitável  

A semente da abóbora também vem sendo bastante consumida. Segundo nutricionistas, ela possui uma boa quantidade de triptofano, um aminoácido importante na produção de serotonina, sendo estes responsáveis pelo controle do nosso humor, sono e apetite. "Uma porção de sementes torradas de abóbora por dia é o suficiente para a melhora do humor e disposição", ensina.
Quando torradas, as sementes apresentam uma boa quantidade de zinco, ômega 3 e fitoesteróis, que são substâncias que auxiliam na redução o colesterol. Há estudos que demonstraram benefícios na prevenção de câncer de próstata, artrite, no aumento da resposta imunológica, proteção do sistema cardiovascular, além de atuar como vermífugo natural.
As flores da abóbora são usadas em algumas regiões do país como parte de um refogado. Quem já experimentou garante que elas deixam um sabor diferente no preparo. Os brotos são utilizados para fazer ensopados e a casca pode enriquecer o arroz, a farofa ou até mesmo a carne moída. Basta usá-la bem picadinha.
Para comprar a abóbora sem erro, observe se a casca está firme, lisa, sem rachaduras e sem manchas. Normalmente, ela é vendida em pedaços e, nesse caso, escolha o que parece mais fresco. E não se esqueça: abóbora madura deve ficar na geladeira! Na hora de consumi-la, muitas opções: pode ser refogada, assada, cozida. E, se for no vapor, melhor ainda: não há perda de nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário