Translate

terça-feira, 29 de abril de 2014

Abacaxi !!!

Fruta tipicamente tropical, o ABACAXI se destaca não apenas pelo seu sabor, mas também por suas propriedades nutricionais.
É um alimento rico em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, manganês, potássio e ferro.
Além disso, contém uma poderosa enzima, chamada bromelina, esta enzima ajuda na redução de inflamações e também contribui para uma boa digestão. 
Rico em fibras solúveis é ótimo para controlar os níveis de colesterol no sangue e para quem quer perder peso.

Este fruto tropical tem alta concentração da enzima bromelina e antioxidantes da vitamina C, que desempenham um papel importante no processo de cura do corpo.  Esta fruta fornece um grande suprimento de vitamina C, um antioxidante conhecido, que protege o corpo contra os danos dos radicais livres e estimula o sistema imunológico.
A vitamina  C ajuda a construir e a reparar o tecido corporal e promove a cicatrização de feridas.  O corpo usa-a para ajudar a metabolizar as gorduras e o colesterol, a absorver o ferro, e para a produção de aminoácidos e colágeno. O colágeno é um dos blocos de construção primário da pele,  cartilagens e ossos. 
Vale citar, ainda, que a vitamina C também diminui a probabilidade de que  se contraia resfriados e infecções. Além disso, devido ao seu alto teor de vitamina C, o abacaxi é bom para a saúde bucal, podendo reduzir o risco de gengivite e doença periodontal.

Por possuir relevante concentração de vitamina A, auxilia na boa visão e tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram processos típicos do envelhecimento.

É rico em manganês, muito importante para o desenvolvimento do osso e do tecido conjuntivo. Uma xícara de abacaxi fornece 75% da quantidade diária recomendada desse mineral.

Benefícios do Abacaxi

– Fortalece os Ossos
– Reduz os níveis de Colesterol
– Auxilia na Digestão
– Auxilia no Tratamento da Sinusite
– Auxilia no Tratamento da Bronquite
– Auxilia no Tratamento da Tosse
– Reduz os Riscos de Formação de    Coágulos Sanguíneos
– Ajuda a Emagrecer
– Acelera a Cicatrização dos Tecidos
– É um excelente Antiinflamatório
– Diurético – Excelente para quem retém muito Liquido
– Combate a Hipertensão Arterial
– Ajuda a eliminar cálculos renais
– Combate a Anemia – Devido sua acidez, O Abacaxi favorece a absorção do ferro
– Ajuda a Normalizar a Flora Intestinal
– Bom para quem tem prisão de ventre.


BROMELINA
O miolo do abacaxi (aquela parte durinha) que muitas pessoas retiram na hora de saborear a fruta; contém uma enzima chamada bromelina, que ajuda na digestão principalmente de proteínas.
Bromelina é uma enzima digestiva natural extraído de abacaxi. O nutriente que rapidamente tomou  o seu lugar ao lado de muitos dos poderosos agentes naturais na guerra contra o câncer e outras  doenças crônicas. Mais a maior virtude dessa fruta está na quantidade de bromelina, extraída do talo do abacaxi,  enzima capaz de degradar materiais albuminóides (proteínas solúveis em água) em proteases ou  peptonas, dissolver gorduras, principalmente as das carnes, sendo empregada também para  amaciá-las, para clarificar cerveja e como droga antiinflamatória.

 A enzima bromelina age em nosso organismo desempenhando três funções:

1º) tem ação mucolítica, dissolvendo o muco ou catarro dos pulmões, favorecendo uma limpeza geral, como se fosse passada uma esponja, facilitando a expectoração, além de ajudar no trânsito intestinal;
2º) é antiinflamatória, ajudando a desobstruir a circulação, principalmente se houver edema provocado por batida em algum acidente;
3º) é digestiva, sua principal virtude. Age no estômago, pois a bromelina é a enzima que desdobra as proteínas alimentares, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo e acelerando a digestão pesada. A bromelina é um anti inflamatório natural.

Até a casca é aproveitada

A casca do abacaxi possui tantos nutrientes quanto sua polpa. Portanto, não a desperdice e utilize a casca também no preparo de chás e sucos.
  1. Lave bem a casca de todo o abacaxi com uma escova;
  2. Descasque o abacaxi como de costume, reserve a polpa e separe a casca, desprezando a coroa e o fundo da fruta;
  3. Ferva a casca em água e deixe esfriar;
  4. Adicione a casca fervida e a água mais açúcar no liquidificador;
  5. Coe o suco e sirva-se.
DICAS
Comer uma fatia de abacaxi pós almoço é uma tática para melhorar a digestão.
Consuma assim que descascá-lo, in natura de preferência. 
Abacaxi enlatado não é bom para a saúde,pois a bromelina é destruída durante o processo  de embalagem. Para escolher um bom fruto não se deve julgar a maturação baseada  exclusivamente na cor.

Existem diversas variedades no mercado, que vão do verde ao amarelo  dourado. O fator mais importante na determinação da maturação é o cheiro, deixe o nariz  ajudá-lo a decidir.
Os maduros desprendem um cheiro mais doce. Evite os que emitem odor  desagradável, ou tenha algumas partes moles, ou manchas escuras. 
Em casa deve ser  armazenado em temperatura ambiente para que tanto o sabor, quanto as propriedades sejam  conservados.

CUIDADO
Procure não exagerar devido à acidez. 

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Maracujá !!!


O MARACUJÁ é o fruto da planta medicinal, chamada cientificamente Passiflora Alata Dryand, conhecida popularmente como Flor da Paixão.
Além do sabor azedo, que cai bem no clima tropical, o maracujá é recheado de nutrientes
Maracujá é uma fruta rica em vitamina C , vitaminas do complexo B , vitamina A , ferro, cálcio, fosforo e fibras.
Possui propriedades que funcionam como calmante natural no organismo humano.
Os maracujás de casca enrugada possuem a polpa mais doce, enquanto os de casca lisa são mais ácidos ( azedos ).
Cada 100 gramas da fruta apresenta aproximadamente 70 calorias.

Sendo assim o maracujá auxilia varias funções orgânicas e reações químicas no nosso organismo, entre elas ele age como:


- A vitamina A age como Protetora da pele e visão função exercida pela ;
- As vitaminas A, C e B favorecem o metabolismo e as reações enzimáticas do organismo     como um todo ;
- A Niacina (vitamina B3) é Auxiliadora na síntese de proteína , importante para atletas e pessoas com necessidade de aporte proteico aumentado na dieta;
- Graças a sua riqueza em vitamina C é considerada um potente antioxidante que combate radicais livres, fortalece o sistema imunológico, auxiliando no combate as infecções e aumenta a absorção de minerais como ferro, zinco e magnésio quando consumido perto das grandes refeições.
- Protetor ósseo e tecidos.
A pectina , presente na casca do maracujá , é uma fibra solúvel que atua na redução da absorção de glicose sanguínea , auxiliando em dietas de emagrecimento , diabetes e colesterol.

A farinha de maracujá ou também conhecida como fibra de maracujá foi desenvolvida com a casca do maracujá mais rica em pectina , sendo muito indicada na nutrição funcional para diabetes e dietas de emagrecimento.


Além disto tudo o maracujá contem uma substancia chamada passiflorina que age como calmante . Já as sementes do maracujá são poderosos vermífugos da dieta.

Propriedades anticâncer:
Extratos de maracujá têm sido eficaz para combater células cancerígenas. Os carotenoides e polifenóis encontrados na fruta são poderosos antioxidantes que podem inibir o crescimento de células cancerígenas.

Promove o relaxamento e Cura Insônia:

Beber um copo de suco de maracujá frio relaxa os nervos e tem um efeito calmante sobre a mente. Maracujá é muitas vezes usado para curar problemas digestivos e doenças gástricas. Esta fruta é particularmente benéfica para as pessoas com insônia ou distúrbios do sono.
Possui propriedades soníferas, que quando ingeridas antes de ir para a cama, ajudá-lo a relaxar e ter um sono tranquilo. Um copo de suco de maracujá antes de ir para a cama é bastante eficaz a este respeito.

Bom para Saúde Digestiva:

Maracujá tem um alto teor de fibras, que é bom para a saúde digestiva e para manter o trato digestivo e dos intestinos limpo. Assim, ele age como um laxante suave. As sementes desta fruta são também uma grande fonte de fibra que ajuda a limpar o cólon e melhorar a digestão.

Útil na cura Anemia:

A anemia é causada devido a concentrações reduzidas de glóbulos vermelhos ou hemoglobina. Maracujá, sendo uma rica fonte de ferro pode ajudar a combater este problema. Uma xícara de maracujá crua fornece cerca de 4 miligramas de ferro.
A necessidade diária é de 6 microgramas para homens e 8,1 microgramas para mulheres. Além disso, a vitamina C em maracujá ajuda o corpo a absorver o seu conteúdo de ferro.

Ele é mesmo calmante?

Sim. Ele contém alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares. Por isso ajudam a combater a ansiedade, a depressão e os distúrbios do sono.
  

Como aproveitá-lo

Fruto: é rico em nutrientes e seu suco é ingrediente precioso em receitas como mousses, bolos, molhos para salada, vinagretes e até farofas.

Casca: ela é rica em pectina, um tipo de fibra que arrasta gorduras para fora do organismo. É consumida na forma de farinha, misturada em sucos e iogurtes.

Sementes: trituradas, entram na fabricação de esfoliantes. Já o óleo extraído delas serve para temperar saladas.

Pode ser consumido puro de colher ou  por cima de iogurtes; como sucos; gelatinas; mousse; em bolos; tortas; molhos e também como tempero de salada .
A fruta deve ser mantida em local arejado que não bata sol ou na geladeira

Para que serve o maracujá

O maracujá serve para tratar irritabilidade, ansiedade, insônia, taquicardia, vertigens, hipertensão arterial, palpitações,nevralgias, asma, dispepsia nervosa, cólicas intestinais, dismenorreias espasmódicas e perturbações nervosas da menopausa. Além disso também é ótimo para aliviar dores de cabeça, enxaqueca e dores musculares.

Propriedades do maracujá

As propriedades do maracujá incluem sua ação calmante, ansiolítica, antiespasmódica, diurética e analgésica.

Efeitos colaterais do maracujá 

O efeito colateral do maracujá é a sonolência, quando ingerido em excesso.

Contraindicações do maracujá

O maracujá está contraindicado em pacientes com pressão baixa.

sábado, 26 de abril de 2014

Tomate !!!

O TOMATE é consumido no mundo todo. Entre sucos, tortas, cremes, saladas, molhos e sopas, esse fruto agrada ao paladar de diversas maneiras. Mas, além do sabor marcante e gostoso, o tomate tem uma composição nutritiva pra lá de especial, quando o assunto é saúde.
O tomate é um alimento que pode ser incorporado na dieta de várias formas, quer seja comendo-o cru, cozinhado ou como parte de qualquer receita. 
São muitas as propriedades benéficas que este vegetal confere ao seu organismo, por isso é recomendável comê-lo com frequência.

O tomate é a hortaliça mais cultivada e consumida do mundo.O tomate é rico em nutrientes como a vitamina A – boa para a visão e imunidade –, e vitamina C – que ajuda na cicatrização e na diminuição do nível de estresse –, e potássio – que controla cãibras e pressão.

O tomate é o alimento mais rico em licopeno. Esta é uma substância antioxidante. O licopeno, hoje, tem estudos bem eficazes mostrando a relação dele com a diminuição do índice de câncer de pulmão e de próstata,  e mostram que o  consumo  do tomate quatro vezes por semana diminui o risco dessas doenças em até 20%.

Para começar, é rico em vitaminas A e C. A dupla é responsável pela vida longa, isso porque a vitamina A tem ação antioxidante, responsável pelo combate aos radicais livres, que aceleram o envelhecimento. Já a vitamina C promove hidroxilação do colágeno – proteína fibrilar que proporciona resistência aos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos, além de também ser um ótimo antioxidante. 

Os benefícios do alimento não param por aí. 

Tomate faz bem à saúde

  • Sódio e o magnésio: que ajudam em algumas funções do organismo, como na contração muscular.
  • Cálcio: que participa da formação e manutenção dos ossos e na coagulação sanguínea.
  • Folato (também conhecido como vitamina B9): para as funções metabólicas.
  • Potássio: que faz o balanço e a distribuição da água no organismo.
  • Oferece boas quantidades de vitamina A, C e do complexo B;
  • É fonte de minerais como sódio, magnésio e potássio, fundamentais no equilíbrio do metabolismo;
  • É rico em fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino;
  • É fonte de licopeno e protege o corpo de doenças cancerígenas.



Semente de tomate faz mal?

O consumo da semente do tomate não apresenta nenhum tipo de dano à saúde, ao contrário do que se pensa muitas vezes. A única restrição é para indivíduos que sofrem de diverticulite, pois os grãozinhos podem acabar se acumulando nas dobras do intestino.Os tomates devem ser sempre consumidos maduros e na versão orgânica, pois, junto com a batata, são os campeões na quantidade de agrotóxico utilizada durante o cultivo.


 O Benéfico Licopeno

Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.
O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.
Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio. 

Cozidos são bem melhores !!!

Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate.
É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas… fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio.
Além do "superpoderoso" Licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C e de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

O Tomate tem ação antioxidante

licopeno no tomate. Este carotenóide encontrado no tomate tem sido extensivamente estudado pelas suas propriedades antioxidantes e propriedades de prevenção do cancro.
A função antioxidante do licopeno tem a capacidade para ajudar a proteger as células e outras estruturas do corpo dos danos do oxigênio.
Prevenção de doenças do coração é um outro papel desempenhado pelo antioxidante licopeno.

Em contraste com muitos fitonutrientes noutros alimentos, cujos efeitos só foram estudadas em animais, o licopeno do tomate tem sido repetidamente estudado em seres humanos e os têm sido encontrados inúmeros factores de proteção contra uma lista crescente de cancros.
Estes cancros agora incluem-rectal, próstata, mama, endométrio, pulmão e câncer de pâncreas.


O Tomate é útil no controle do colesterol

Fonte muito baixa em calorias e gorduras, mas rica em fibras alimentares, minerais, vitaminas, recomendado no controle de colesterol e os programas de redução de peso.

O Tomate é rico em vitamina C

O Tomate é uma boa fonte de vitamina C; o consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres prejudiciais.

O Tomate promove a saúde do pâncreas

Os dados mostraram que os homens que consomem mais licopeno tiveram uma redução no risco de cancro no pâncreas.
Entre as pessoas que nunca fumaram, aqueles cujas dietas eram ricas em beta caroteno e carotenóides totais reduziram seu risco de cancro de pâncreas.

O Tomate tem ação de proteção contra o cancro

Desde há bastante tempo,  existem evidências epidemiológicas que indicam que o licopeno age sinergicamente com outros fitonutrientes do tomates para dar os seus efeitos de proteção. Estudos recentes têm mostrado que os produtos de tomate previnem o cancro de forma mais eficaz do que tomar o licopeno sozinho, os investigadores concluíram que outros carotenóides estimulam as enzimas da fase II através de diferentes vias daquele usadas pelo licopeno.

O Tomate reduz o risco de doenças cardíacas

Mais uma boa notícia para aqueles em situação de risco de aterosclerose, ou apenas tentando evitá-lo, é que os tomates são uma boa fonte de potássio e uma boa fonte de niacina, vitamina B6 e ácido fólico.
A niacina tem sido usada há anos como uma forma segura de diminuir os níveis elevados de colesterol. Dietas ricas em potássio foram mostrados para baixar a pressão arterial e reduzir o risco de doença cardíaca.
A vitamina B6 e ácido fólico são ambos necessários pelo organismo para converter um produto químico potencialmente perigoso chamado homocisteína em outras moléculas benignas.

O Tomate promove a saúde óssea

Os tomates são uma boa fonte de vitamina K. 17,8% do valor diário de vitamina K, é encontrada numa xícara de tomate cru, o que é importante para a manutenção da saúde óssea.
A Vitamina K1 activa a osteocalcina, protéina do colágeno ósseo. Portanto, sem a vitamina K1, os níveis de osteocalcina são insuficientes, e a mineralização óssea é prejudicada.

O Tomate ajudam contra a enxaqueca e os diabetes

tomate é uma boa fonte de riboflavina, que tem se mostrado útil para reduzir a frequência das crises de enxaqueca.
Uma boa ingestão de cromo, um mineral que o tomate tem, é uma boa fonte, ajuda os pacientes diabéticos a manter os seus níveis de açúcar no sangue sob controle.


O Tomate e a Beleza

O tomate é refrescante, tonificante e auxiliar da circulação sangüínea, além de aliviar as queimaduras do sol. Ele pode ser aplicado no rosto para restaurar sua acidez relativa depois de um tratamento de limpeza. Para aqueles com pele oleosa, podem aplicá-lo todos os dias. Já para aqueles com peles secas, apenas uma vez por semana. O suco do tomate combate a caspa e a queda de cabelo.
No tratamento contra a Acne o tomate pode ser utilizado como uma máscara:
  • Um tomate bem maduro triturado
  • Uma colher de sopa de iogurte natural
  • Misture bem e aplique sobre o rosto já limpo e seco.
  • Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Limão !!!

O alimento saudável de hoje é um fruto com um gosto ácido/amargo, rico em vitamina C, o LIMÃO !!!

O limão é popularmente conhecido como sendo uma fruta rica em vitamina C mas este fruto também é rico em vitamina A, vitamina B (b1, b2 e b3),  vitamina I e vitamina P.
Além das vitaminas supracitadas o limão possui ainda outros nutrientes importantes para o nosso organismo como, cálcio, cobre, magnésio, iodo, ferro, fósforo, silício, ácido cítrico, ácido málico e pequenas quantidades de ácido fórmico e ácido acético.

O  limão é verdadeiramente uma jóia da natureza. Pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações. No entanto, tendemos a repudiá-lo, quando pensamos no seu gosto azedo, e a minimizar as suas virtudes, tanto na manutenção e recuperação da saúde, quanto ao seu valor nutricional e possibilidades múltiplas de utilização culinária.

Propriedades

Através de estudos prolongados, constatou-se que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral. Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contacto com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna. Os seus diversos sais, por seu turno, convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, etc, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue.

Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico – temível inimigo (tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais “respeitável”.
Tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), descongestiona e desintoxica o organismo e, se usado com regularidade, erradicará por completo todos os uratos.
Deste modo, é evidente a sua grande valia nas diversas patologias reumáticas e artríticas. 
Com efeito, a ingestão da dieta de limões, aumenta na urina a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico.

Seu uso Interno (como também externo) é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Nas afecções gastro intestinais, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações.
Ainda combate as fermentações e os gases.

É um amigo do pâncreas e, malgrado certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema bilioso, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula.
Relativamente ao aparelho urinário, bem como ao sistema cardiovascular, é igualmente um poderosíssimo eliminador de toxinas e um tônico privilegiado. Tem, assim, ação que impede e neutraliza a proliferação das tão temidas afecções arterioscleróticas.
Gargarejos do seu suco fresco são benéficos para todos os tipos de afecções do trato nasofaríngeo, bem como para laringites e gengivites. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetante nas rinites e sinusites.

O Limão traz inúmeros benefícios para a saúde do ser humano.
  1. Contêm uma fibra natural  que reduz a  absorção de gordura armazenada pelo corpo, e ajuda você a se sentir saciado.
  2. Ácidos do limão ajudam a  retardar a absorção do açúcar após uma refeição. 
  3. A vitamina C produz um aminoácido que ajuda o nosso corpo a queimar gordura.
  4. O suco faz a comida frita ser digerida mais rápido .
  5. Potássio ajuda a regular os fluidos corporais, e seu magnésio relaxa as artérias.
  6. O sumo assemelha alguns medicamentos de hipertensão e ajuda no controle da pressão arterial
  7. Tem propriedades antivirais e antibacterianas.
  8. É um expectorante - geralmente usado em medicamentos para a tosse que incentiva as vias para expelir muco.
  9. Reduz a temperatura corporal, o que o torna excelente no verão. 
  10. Possui minerais como: sílica, cálcio, ferro, manganês e cobre. É rico também em vitaminas B1, B2 e B3 e recomendado na prevenção de doenças do sistema nervoso. 
  11. Os ácidos interferem no bom funcionamento das glândulas endócrinas e evitam hemorragias, tão comuns em diabéticos e pessoas da terceira idade.
  12. É recomendado na prevenção de problemas cardiovasculares, pois protege as artérias.
  13. É reconhecido milenarmente como um antibiótico e antisséptico intestinal. 
  14. Na Índia, o suco de limão é a bebida sagrada do desjejum matinal, agindo como agente de purificação, regulação e antídoto de envenenamento ou intoxicação.
  15. Sua ação laxante regula os intestinos. 
  16. E ainda, com seu poder adstringente, reduz a formação dos gases intestinais. Dessa forma, evita o inchaço do estômago e dos intestinos.
  17. O consumo regular e correto irá facilitar a liberação dos excessos de gordura corporal, assim como evitar a formação de tais depósitos.
  18. O consumo diário evita a formação de cálculos (renais e vesicais) 

Benefícios do limão congelado

Os  principais benefícios do limão congelado são proteger as células, facilitar a digestão e regular os açúcares pois ao congelar o limão se tem mais facilidade em utilizar a sua casca que tem antioxidantes e fibras.
Para congelar o limão primeiro lave bem o limão e depois coloque no congelador, quando quiser usar basta raspar a casaca e colocar nos cozinhados, nas saladas ou sobremesas e terá todos os benefícios do limão.

Benefícios do limão siciliano

Os benefícios do limão silicino são aumentar as defesas do organismo, combater o ácido úrico, ajudar a emagrecer, proteger as células, facilitar a digestão e regular a absorção dos açúcares porque assim como o limão é rico em vitamina C, fibras e antioxidantes.
O limão e o limão siciliano são muito semelhantes nutricionalmente e por isso os seus benefícios para a saúde são iguais.

Uma boa dica para ingerir o suco de limão é durante a refeição, pois além dos benefícios do limão para emagrecer ele também aumentar a aborção de ferro da refeição ajudando a evitar ou combater a anemia.



"Mas, como se sabe, qualquer alimento em excesso se torna prejudicial com o limão não é diferente, quando consumido de forma errada, pode causar até anemia. Use-o acompanhado de frutas, folhas, legumes, feijões, raízes e sementes".

Laranja !!!

A LARANJA é uma das frutas mais procuradas em todo o mundo, não só pelo seu bom gosto, mas também por seu valor nutricional.  
É uma rica fonte de ácido ascórbico (vitamina C), ácido fólico, vitamina B6, flavonóides, pectina  e fibra alimentar. Contém também uma quantidade significativa de minerais como o sal de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, etc.
Pode ser de grande ajuda em muitas doenças, como hipertensão arterial, endurecimento das artérias, prisão de ventre, escorbuto, doenças do coração e úlcera estomacal. Além disso, contém antioxidantes, que são eficazes na proteção do organismo de radicais livres nocivos.

Hoje em dia, muitas pessoas não deixam de colocar a laranja em suas dietas diariamente, por ser uma fonte barata de vitamina C, que é uma vitamina essencial para o organismo. Pelo fato dos seres humanos não produzi-la é de fundamental importância consumi-las (Vitamina C ajuda o corpo a crescer, curar feridas e combater as infecções).
Em cada região há muitas variedades diferentes de laranja, que diferem principalmente pelo sabor que varia do doce ao amargo. São utilizadas e consumidas de diversas formas.

A fruta descascada é comumente consumida fresca, ou espremida para o preparo de suco. Geralmente a casca é transformada em ração animal. A flor de laranja que é extremamente perfumada, em muitos países é tradicionalmente associada com boa sorte. Por isto tem sido muito utilizada em buquês de noiva e coroas de cabeça para casamentos. A essência extraída da flor de laranjeira é um componente muito utilizado na fabricação de perfumes.

Devido a todas as suas propriedades naturais, a laranja traz como benefícios diretos à saúde o combate ao colesterol, o controle da pressão sanguínea, o estímulo às funções intestinais e sistema circulatório, além de ajudar a manter a defesa do organismo e deixar a pele mais bonita.

Bagaço da Laranja
É no bagaço da laranja que são encontrados a maior parte das fibras. Além disso, na parte branca encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo. Na boca ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cárie dentária. No estômago, ela aumenta o volume do alimento, causando sensação de saciedade. No intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, ótimo para aqueles com intestino preso.


Suco de Laranja
O suco tem potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Possui também betacaroteno, um renovador celular, e vitamina C que facilita a absorção do ferro (de alimentos como feijão). O consumo da vitamina C também faz bem à pele.
Para aproveitar o máximo dos nutrientes do suco de laranja, faça o suco no liquidificador ou em uma centrífuga (que aproveita o suco da laranja inteira). Se você espremer a laranja, a maioria dos nutrientes não serão aproveitados.

Benefícios para a saúde 


Ajuda a limpar e combater o câncer de cólon:
A laranja é rica em Pectina, conhecida por sua ação como um laxante de volume, ajuda a proteger a membrana mucosa do cólon, diminuindo o tempo de exposição a substâncias tóxicas, assim como por ligação a substâncias cancerígenas do cólon. A pectina também é responsável por reduzir os níveis de colesterol no sangue, diminuindo a sua reabsorção no cólon através da ligação a ácidos biliares no cólon.

Rico em vitamina C:
Laranjas, como frutas cítricas, é uma excelente fonte de vitamina C fornece 53,2 mg por 100 g, cerca de 90% da DRI; vitamina C é um oderoso antioxidante natural. O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, pró-inflamatórias e radicais livres do sangue.

Rico em vitamina A:

As Laranjas contem bom nível de vitamina A, e outros antioxidantes tais como flavonoides alfa e betacaroteno, betacriptoxantina, zea-xanthin e luteína . Estes compostos são conhecidos por terem propriedades antioxidantes. A vitamina A é também necessária para a manutenção das membranas mucosas para uma pele saudável e é essencial para a visão.

Consumo de frutas naturais ricos em flavonoides ajuda o corpo a proteger de pulmão e cancro da cavidade oral.

Rico em vitamina B1:
Também é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, tais como a tiamina, piridoxina, folatos. Essas vitaminas são essenciais no sentido de que o corpo precisa de fontes externas para se reabastecer.

Rico em Cálcio e Potássio:
A Laranja contém também uma quantidade muito boa de minerais como potássio e cálcio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo que ajuda na taxa cardíaca e no controlo da pressão arterial através de contrariar as ações de sódio.

Frutas cítricas, como a laranja, vêm sendo valorizadas por suas propriedades nutritivas e antioxidantes. É cientificamente comprovado que as frutas cítricas, especialmente laranjas, em virtude de sua riqueza em vitaminas e minerais, têm muitos benefícios à saúde.

Além disso, tem muito mais nutrientes e benefícios que possamos imaginar tais como fito-químicos antioxidantes, solúvel e insolúvel, fibra dietética que ajuda na redução do risco de cancros, doenças crônicas, como a artrite, obesidade, e coronárias doenças do coração.

Use a Laranja em sua dieta:

Os nutrientes encontrados na laranja são abundantes e diversificados. Considerada uma fruta de baixa caloria sempre se faz presente nos cardápios das principais dietas brasileiras por não conter gorduras saturadas ou colesterol. A laranja se diferencia, pois é uma fruta considerada rica em fibra dietética, a pectina, que é muito eficaz em indivíduos com excesso de peso corporal.

Dicas
Antes da caminhada tome um copo de suco de laranja: ele dá energia, hidrata o corpo e diminui o colesterol.
Consuma a vitamina C junto com a vitamina E, assim os antioxidantes tornam-se mais potentes. 
Fontes de vitamina E incluem amêndoa, semente de girassol, pimentão e grão de bico.



quarta-feira, 23 de abril de 2014

Beterraba !!!


A BETERRABA  é encontrada na forma de uma raiz, rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Ela é ideal na luta contra a anemia, pois possui um alto teor férreo. Ela também deve ser consumida por quem apresenta problemas de fraqueza dentária e inflamação na gengiva.

O sódio evita o desperdício de líquidos do organismo, enquanto o potássio confere a necessária potência muscular; o zinco é essencial para a manutenção da tessitura do cérebro; o magnésio é requerido pela estrutura óssea e equilibra as funções dos músculos e dos nervos.
A vitamina C detém um alto potencial antioxidante, mas vários estudiosos afirmam que sua eficácia no organismo humano só é atingida quando a beterraba é consumida no seu estado natural. O açúcar deste vegetal é extraído da sua parte branca, ao passo que a fração consumível está contida na porção avermelhada.

Das folhas da beterraba são elaborados cataplasmas, com o acréscimo de uma pequena quantidade de gordura. Neste formato ela age como uma substância refrigerante nas feridas da epiderme e em processos inflamatórios em geral. Sob a forma de caldo, resultante da fervura deste vegetal, ela combate pedras localizadas na bexiga; para tanto ele deve ser consumido três vezes ao dia.
Esta planta é muito indicada também para quem apresenta distúrbios no baço, no fígado e no intestino, atuando como laxante. Ela é comestível tanto crua quanto cozida. Gastronomicamente ela é utilizada para a elaboração de sucos, saladas, bolos, refogados e omeletes.

A beterraba em seu estado ideal apresenta cores bem condensadas, casca plana, sem asperezas, a folhagem lustrosa, de preferência no tamanho médio ou pequeno. Desta forma sabe-se que ela é bem recente. Para alcançar um cozimento melhor, é recomendável preservar 3 centímetros do talo e não extrair sua base.
Assim este vegetal conservará sua parte líquida e revelará ao paladar uma impressão mais pronunciada e aos olhos uma aparência mais intensa. Mesclada à laranja na elaboração dos sucos, é particularmente saborosa; também é consumida frita, como se fosse uma batata. Ela pode também ser batida com leite, na forma de vitamina; ou ser misturada com outros legumes na produção de uma sopa. É comum encontrá-la nas saladas.

O melhor período de produção da beterraba é de agosto a fevereiro. Cem gramas desta planta detêm 42 calorias. Suas folhas podem ser consumidas na elaboração de uma espécie particular de verdura; elas oferecem pelo menos 38 calorias.

Entre os principais benefícios da beterraba podemos citar:
  • Ajuda a desintoxicar o organismo; 
  • Fonte de vitaminas, proteínas e ferro;
  • Manutenção dos tecidos cerebrais;
  • Auxilio na formação dos ossos;
  • Regula as funções musculares e nervosas;
  • Previne problemas no baço e no fígado;
  • Previne e auxilia no tratamento de anemia;
  • Promove o descongestionamento das vias urinárias;
  • Fortalecimento do sistema imunitário;
  • Estimula a produção de glóbulos vermelhos;
  • Estimula a concentração;

A Beterraba combate o cancro

O pigmento que dá a beterraba as suas ricas cores, roxo e vermelho betacianina também é um poderoso agente de combate ao cancro. As Beterrabas têm eficácia contra cancro de cólon, em particular, tem sido demonstrado em vários estudos.

A Beterraba é rica em fibra

A beterraba é muito baixa em calorias (41 contêm apenas 100g) e gordura, mas é muito rica em fibras alimentares, vitaminas e minerais.

A Beterraba é rica em vitamina C

A beterraba contém quantidades significativas de vitamina C, um poderoso antioxidante natural o que ajuda a limpar corpo dos radicais livres, um dos motivos para o desenvolvimento de cânceres.

A Beterraba protege o coração

A beterraba pode ajudar na forma pela qual as gorduras são transportadas no sangue, e são um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, e seu HDL (colesterol benéfico) o nível aumentou significativamente.

A Beterraba ajuda a combater a inflamação

As pessoas cujas dietas têm uma maior dose de consumo de colina (encontrada na gema de ovo e soja), e seu metabólito betaína (encontrada naturalmente em vegetais como a beterraba e espinafre), têm níveis mais baixos de inflamações, pelo menos, 20% menor do que indivíduos com um menor consumo médio.
Os marcadores de inflamação crônica tem sido associada a uma ampla gama de condições incluindo doenças cardíacas, osteoporose, declínio cognitivo e doença de Alzheimer e diabetes tipo-2.
A ingestão diária recomendada de colina foram estabelecidos em 1998 a 550 miligramas por dia para homens e 425 miligramas por dia para as mulheres. No IDI foi definido para betaína, que, uma vez que é um metabólito da colina, não é considerado um nutriente essencial.

A Beterraba protege contra defeitos congênitos

Beterrabas são especialmente ricos em folato vitamina B, que é essencial para o crescimento do tecido normal. Comer alimentos ricos em folato é especialmente importante durante a gravidez, desde que sem ácido fólico suficiente, a coluna vertebral da criança não se desenvolve adequadamente, uma condição chamada de defeitos do tubo neural. A necessidade diária de ácido fólico é de 400 microgramas. Apenas um copo de cozido, beterraba cortada contém 136 microgramas de folato.

COMO ESCOLHER 
Na hora de escolher a beterraba fique de olho nas rachaduras e manchas! Para garantir a qualidade do vegetal, ela deve ter cor intensa em tamanho pequeno ou médio e não pode possuir essas falhas na aparência. Para preparar o suco e aproveitar seus benefícios, basta bater no liquidificador, uma beterraba grande descascada e picada, com o suco de quatro laranjas, coar e beber em seguida. O suco garante o consumo dos nutrientes da beterraba.