Fruta tipicamente tropical, o ABACAXI se destaca não apenas pelo seu sabor, mas também por suas propriedades nutricionais.
É um alimento rico em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, manganês, potássio e ferro.
Além disso, contém uma poderosa enzima, chamada bromelina, esta enzima ajuda na redução de inflamações e também contribui para uma boa digestão.
Rico em fibras solúveis é ótimo para controlar os níveis de colesterol no sangue e para quem quer perder peso.
Rico em fibras solúveis é ótimo para controlar os níveis de colesterol no sangue e para quem quer perder peso.
Este fruto tropical tem alta concentração da enzima bromelina e antioxidantes da vitamina C, que desempenham um papel importante no processo de cura do corpo. Esta fruta fornece um grande suprimento de vitamina C, um antioxidante conhecido, que protege o corpo contra os danos dos radicais livres e estimula o sistema imunológico.
A vitamina C ajuda a construir e a reparar o tecido corporal e promove a cicatrização de feridas. O corpo usa-a para ajudar a metabolizar as gorduras e o colesterol, a absorver o ferro, e para a produção de aminoácidos e colágeno. O colágeno é um dos blocos de construção primário da pele, cartilagens e ossos.
Vale citar, ainda, que a vitamina C também diminui a probabilidade de que se contraia resfriados e infecções. Além disso, devido ao seu alto teor de vitamina C, o abacaxi é bom para a saúde bucal, podendo reduzir o risco de gengivite e doença periodontal.
Vale citar, ainda, que a vitamina C também diminui a probabilidade de que se contraia resfriados e infecções. Além disso, devido ao seu alto teor de vitamina C, o abacaxi é bom para a saúde bucal, podendo reduzir o risco de gengivite e doença periodontal.
Por possuir relevante concentração de vitamina A, auxilia na boa visão e tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram processos típicos do envelhecimento.
É rico em manganês, muito importante para o desenvolvimento do osso e do tecido conjuntivo. Uma xícara de abacaxi fornece 75% da quantidade diária recomendada desse mineral.
Benefícios do Abacaxi
– Fortalece os Ossos
– Reduz os níveis de Colesterol
– Auxilia na Digestão
– Auxilia no Tratamento da Sinusite
– Auxilia no Tratamento da Bronquite
– Auxilia no Tratamento da Tosse
– Reduz os Riscos de Formação de Coágulos Sanguíneos
– Ajuda a Emagrecer
– Acelera a Cicatrização dos Tecidos
– É um excelente Antiinflamatório
– Diurético – Excelente para quem retém muito Liquido
– Combate a Hipertensão Arterial
– Ajuda a eliminar cálculos renais
– Combate a Anemia – Devido sua acidez, O Abacaxi favorece a absorção do ferro
– Ajuda a Normalizar a Flora Intestinal
– Bom para quem tem prisão de ventre.
BROMELINA
O miolo do abacaxi (aquela parte durinha) que muitas pessoas retiram na hora de saborear a fruta; contém uma enzima chamada bromelina, que ajuda na digestão principalmente de proteínas.
Bromelina é uma enzima digestiva natural extraído de abacaxi. O nutriente que rapidamente tomou o seu lugar ao lado de muitos dos poderosos agentes naturais na guerra contra o câncer e outras doenças crônicas. Mais a maior virtude dessa fruta está na quantidade de bromelina, extraída do talo do abacaxi, enzima capaz de degradar materiais albuminóides (proteínas solúveis em água) em proteases ou peptonas, dissolver gorduras, principalmente as das carnes, sendo empregada também para amaciá-las, para clarificar cerveja e como droga antiinflamatória.
A enzima bromelina age em nosso organismo desempenhando três funções:
1º) tem ação mucolítica, dissolvendo o muco ou catarro dos pulmões, favorecendo uma limpeza geral, como se fosse passada uma esponja, facilitando a expectoração, além de ajudar no trânsito intestinal;
2º) é antiinflamatória, ajudando a desobstruir a circulação, principalmente se houver edema provocado por batida em algum acidente;
3º) é digestiva, sua principal virtude. Age no estômago, pois a bromelina é a enzima que desdobra as proteínas alimentares, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo e acelerando a digestão pesada. A bromelina é um anti inflamatório natural.
Até a casca é aproveitada
A casca do abacaxi possui tantos nutrientes quanto sua polpa. Portanto, não a desperdice e utilize a casca também no preparo de chás e sucos.
- Lave bem a casca de todo o abacaxi com uma escova;
- Descasque o abacaxi como de costume, reserve a polpa e separe a casca, desprezando a coroa e o fundo da fruta;
- Ferva a casca em água e deixe esfriar;
- Adicione a casca fervida e a água mais açúcar no liquidificador;
- Coe o suco e sirva-se.
DICAS
Comer uma fatia de abacaxi pós almoço é uma tática para melhorar a digestão.
Consuma assim que descascá-lo, in natura de preferência.
Consuma assim que descascá-lo, in natura de preferência.
Abacaxi enlatado não é bom para a saúde,pois a bromelina é destruída durante o processo de embalagem. Para escolher um bom fruto não se deve julgar a maturação baseada exclusivamente na cor.
Existem diversas variedades no mercado, que vão do verde ao amarelo dourado. O fator mais importante na determinação da maturação é o cheiro, deixe o nariz ajudá-lo a decidir.
Os maduros desprendem um cheiro mais doce. Evite os que emitem odor desagradável, ou tenha algumas partes moles, ou manchas escuras.
Em casa deve ser armazenado em temperatura ambiente para que tanto o sabor, quanto as propriedades sejam conservados.
Em casa deve ser armazenado em temperatura ambiente para que tanto o sabor, quanto as propriedades sejam conservados.
CUIDADO
Procure não exagerar devido à acidez.