Translate

quarta-feira, 5 de março de 2014

Comer De Tudo Com Moderação !!

A alimentação, assim como todas as outras necessidades do nosso organismo, tem regras e leis que devem ser obedecidas. Não podemos determinar a nossa alimentação somente pelo gosto e o prazer que os alimentos proporcionam. Devemos saber se os alimentos são adequados e saudáveis, se vão contribuir para o bom funcionamento, boa defesa e resistência do nosso organismo.
Existem cinco grupos de alimentos:


· Frutas e vegetais;

· Pão, cereais, pasta e batatas;
· Carne, peixe;
· Leite e Lacticínios;
· Alimentos com gordura ou açúcar.


A Pirâmide de Alimentos ou Pirâmide Alimentar é uma forma ilustrativa de como devemos nos alimentar, é um guia para ajudar o que comer no dia-a-dia. Através de alimentos variados, balanceados e em quantidades moderadas, levamos ao organismo nutrientes necessários para a saúde.

Começando de baixo para cima, a base da pirâmide (grupo I) é formada por alimentos ricos em carboidratos que fornecem ao corpo a energia necessária ao crescimento e realização das atividades diárias. Na sua forma integral são ricos em fibras e vitaminas do complexo B. Precisamos ingeri-los em maior quantidade, distribuindo-os ao longo do dia, no café da manhã, almoço e jantar, na forma de pães, biscoitos, torradas, cereais, arroz, batata, mandioca, macarrão e etc.

O próximo nível da pirâmide alimentar (grupo II) é formado por dois grupos. Os vegetais e legumes fornecem vitaminas, minerais e fibras, que ajudam na manutenção e funcionamento do corpo. Como exemplo temos: couve, beterraba, cenoura, abobrinha, pepino, etc. que podem ser ingeridos crus ou cozidos; e as frutas que também são ricas em minerais, fibras e vitaminas como, a laranja, morango, kiwi, maçã, banana, limão, goiaba, caju e etc. Para que possamos preservar suas características - fibras, vitaminas e minerais -, o ideal é que sejam ingeridas na sua forma natural, porém, também podem ser transformadas em sucos.

O terceiro nível (grupo III) é composto por três diferentes tipos de alimentos. As carnes em geral e os ovos, ricos em proteínas, ferro e vitaminas, ideais para serem utilizados no almoço e jantar na forma de carne bovina, suína, aves, peixes e ovos; as leguminosas, como os feijões, a lentilha, o grão de bico, a soja e a ervilha também possuem proteínas, ferro e vitaminas; e os laticínios (leite, iogurte queijos e derivados) fornecem proteínas e cálcio, fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento de dentes e ossos.

A ponta da pirâmide composta por alimentos ricos em óleos, gorduras e açúcares deve ser consumida em quantidade e freqüência menores, pois em excesso, podem contribuir com problemas de saúde como a obesidade.
Nenhum grupo é mais importante do que o outro. Para o bom funcionamento do corpo é necessário que os alimentos de todos os grupos façam parte do seu plano alimentar.

Para chegar a uma dieta equilibrada, devemos escolher uma variedade de alimentos dos primeiros quatro grupos. Os alimentos do último grupo nem sempre fornecem uma variedade de nutrientes, por isso deveriam ser consumidos com moderação.

Não precisamos deixar de comer o que gostamos.... é só comer com MODERAÇÃO !!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário