Translate

segunda-feira, 31 de março de 2014

Frutas Oleaginosas !!!

Frutas oleaginosas são as sementes comestíveis de todas as plantas, como Amêndoa, Avelã, Castanha de Caju, Castanha-do-Pará, Macadâmia,Nozes, entre outras.
As frutas oleaginosas são sementes riquíssimas em nutrientes. São bastante conhecidas pelo seu alto teor calórico, porém podem trazer também diversos benefícios para a saúde.
Fornecem as gorduras boas (mono e polinsaturadas), que reduzem o colesterol e atuam como antioxidantes, proteínas essenciais para a formação e recuperação muscular, além de Vitamina E e Selênio, que também apresentam importante ação antioxidante.
O alto teor calórico não contra indica o consumo das frutas oleaginosas. Seus benefícios devem ser transmitidos ao organismo, mas com moderação, para que os nutrientes sejam fornecidos sem caracterizar um excesso calórico, especialmente aos que controlam o peso corporal e percentual de gordura.


Estudos demonstram que as frutas oleaginosas, como a castanha e a amêndoa, por exemplo, diminuem o risco de ataques cardíacos e são ótimas para a pele e cabelo.
As nozes são as oleaginosas que apresentam o maior conteúdo de ômega 3 e 6.
A avelã é a que contém maior teor de ômega 9 e a castanha-do-pará é a que apresenta maior quantidade de gordura saturada.
As amêndoas, por exemplo, são ricas em vitaminas E, B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gordura não-saturada. Além disso, elas contêm benzaldeído, ingrediente que ajuda a remover os radicais livres das células e diminuem em 50% as chances de problemas do coração, quando consumidas regularmente.
As castanhas também protegem o sistema cardiovascular e aumentam a imunidade e o bom colesterol (HDL), além de colaborar nos processos antiinflamatórios, na cicatrização e, por serem ricas em ômega-6, contribuem para a beleza da pele e dos cabelos.
Que as frutas oleaginosas trazem benefícios à saúde, todo mundo sabe. Ricas em nutrientes como selênio e vitamina E e ajudam a pegar no sono e a controlar o peso.
Por ter uma grande variedade de formas e sabores, as castanhas são consideradas petiscos práticos e saborosos. 

Todas trazem muitos benefícios à saúde.

1) Ricas em nutrientes antioxidantes: fontes de selênio, vitamina E, zinco – nutrientes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo stress oxidativo do organismo, contribuindo assim para a prevenção de algumas doenças e do envelhecimento precoce.
2) Fonte de resveratrol: é um fitonutriente com propriedades anti-inflamatórias e atividade anticarcinogênica.
3) Ricas em ácidos graxos monoinsaturados: contribui com a ação anti-inflamatória e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
4) Favorecem o controle do peso: excelente alternativa para os lanches intermediários (lanche da manhã ou tarde), aperitivos nas ceias. Dão sensação de saciedade  (reduzem o excesso calórico da refeição).
5) Reduzem a compulsão por doces: As frutas oleaginosas são fontes de cobre, micronutriente com importante papel na redução da compulsão por doces. O que poderá ajudar a controlar a quantidade de sobremesas.
6) Favorecem o bom controle glicêmico: a glicemia pós-prandial é melhor controlada. Um estudo publicado em 2007 na revista Metabolism, por Josse A.T. e Colaboradores, observou a glicemia pós-prandial reduzida em 58%, na adição de 90 gramas de amêndoa em uma dieta de alto índice glicêmico (com a oferta de pão).
7) Reduz a pressão arterial: uma porção de meia xícara ou 40 gramas de castanhas, de quatro a cinco vezes por semana, é o recomendado para reduzir a pressão arterial.
8) Redução de marcadores de inflamação: o perfil nutricional das frutas oleaginosas ajuda a reduzir o stress oxidativo da refeição e do organismo, protegendo à saúde.

Benefícios de algumas das frutas oleaginosas mais consumidas:

Baixar o colesterol: Nozes
Por conterem grande quantidade de calorias, são famosas como fonte de energia. Além disso, nozes são uma ótima fonte de vitamina E, potássio e proteína vegetal. 
Um estudo envolvendo 365 pessoas constatou que aqueles que consomem 30g diárias de castanhas conseguem reduzir até 0,3 pontos no colesterol total em um mês.

Cansaço: Castanha de Caju
Contêm duas vezes mais concentração de ferro do que um bife, ajudando a carregar oxigênio pelas células do sangue, melhorando o cansaço e a concentração.

Combater gripes e resfriados: Pecans
Cinco pecans contêm cerca de 1/6 da dose diária recomendada de zinco, que é essencial para o funcionamento das células de defesa do sangue, que brigam contra vírus e bactérias.

Perda de peso: Amendoins
As gorduras, fibras e proteínas ajudam na sensação prolongada de saciedade, levando a consumir menos guloseimas. Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que dietas moderadas em gordura que incluem amendoim e manteiga de amendoim são fáceis de perder peso do que aquelas que não têm essa castanha.

Abaixar a pressão arterial: Pistaches
Duas porções que cabem na palma da mão contêm mais potássio do que uma banana e quando constituindo parte de uma dieta saudável, ajuda a controlar a hipertensão.

Prevenir câncer: Castanha-do-Pará
Fornece o mineral selênio, que é antioxidante, magnésio e ácido graxo ômega 3 benéfico para a saúde
Ajuda a proteger as células, reduzindo o risco de desenvolver certos tipos de câncer como de bexiga e próstata. Duas castanhas-do-Pará por dia fornecem mais selênio do que a necessidade diária.

Lidar com diabetes: Amêndoas
Rica em fibras e sem carboidratos, as amêndoas reduzem o índice glicêmico da refeição da qual fazem parte e ainda têm magnésio para regular o açúcar no sangue.

Saúde como um todo: Avelãs
Rica em gorduras monossaturadas, que são amigas do coração, é uma fonte natural de vitamina E, que protege as células. Ainda contêm fibra, cálcio, magnésio, zinco, ácido fólico e biotina, tornando-se um alimento saudável.

Com todos esses benefícios, vale a pena incluir as frutas oleaginosas em sua alimentação !!!!
São ótimas opções para serem consumidas nos lanches da manhã ou da tarde.
O ideal é escolher as versões sem sal. Elas também podem ser adicionadas nas saladas, tortas, bolos, pães ou no recheio de massas.
Devido ao alto teor calórico, o consumo diário deve ser moderado, limitando-se a poucas unidades, como duas castanhas-do-pará, três nozes, seis castanhas de caju ou 10 avelãs.

domingo, 30 de março de 2014

Gengibre !!!

Gengibre é uma raiz usada tanto na culinária quanto na medicina.
Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina.
A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.
O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

Principais nutrientes do gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.
As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal. 
A raiz é composta por vitamina B6, assim como nos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como trata-se de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar as preparações. Note que a tabela de valores nutricionais abaixo considera 100g de gengibre, porém o uso numa receita pode não alcançar a 2g.

Benefícios do gengibre

O gengibre é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos. Não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.
A raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual e até ressaca. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite. A planta integra a formulação de xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica.
O óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras. Além disso, o gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.

Por que o gengibre ajuda a emagrecer

Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia. Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos, como o gengibre. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.
Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. As substâncias termogênicas contidas no gengibre têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem favorecer o emagrecimento.
O gengibre pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. No entanto, sabe-se que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que o consumo de gengibre com este objetivo mostre resultado, é necessário aliá-lo à dieta regrada e exercícios físicos. 

Como consumir o gengibre:

O gengibre pode ser consumido cru, em conserva, como chá ou como óleo. Ele ainda é usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante.
 
** Chás: a infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos
** Na panela: o gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos 

** Sucos: tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. O suco gera mais disposição para o corpo, melhora a aparência da pele e o funcionamento do intestino. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão. 

** Pedaços: mastigar as lascas de gengibre, assim como chupar a bala, ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta, mas é preciso atenção, pois, elas somente mascaram a dor. O gengibre irá aliviar os sintomas até que o corpo se encarregue de curar a doença.

Contraindicações para o consumo de gengibre 
 
A princípio, o consumo do gengibre é seguro para a maioria das pessoas. A ingestão da raiz por gestantes é controversa. Alguns especialistas defendem que o gengibre pode afetar os hormônios sexuais do feto e até favorecer um aborto. Estudos sugerem, entretanto, que o risco de malformação em recém-nascidos de mulheres que faziam uso de gengibre não se mostrou mais elevado do que o normal.
A raiz também não tem relação com malformações ou partos prematuros. Mesmo assim, recomenda-se que o alimento seja evitado especialmente perto da data do parto, pois ele pode aumentar o risco de hemorragia. Não se sabe muito a respeito da segurança do consumo de gengibre no período de amamentação e, por isso, o ideal é que ele seja evitado.
O consumo de alimentos termogênicos, como o gengibre, não é recomendado para quem tem hipertireoidismo, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Além disso, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar dos alimentos termogênicos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

Riscos do consumo de gengibre

O gengibre pode favorecer hemorragias e, por isso, deve ser evitado por pacientes com distúrbios hemorrágicos. Além disso, a raiz mostrou piora em quadros de doenças cardíacas, devendo ser banidas da dieta, neste caso. O vegetal ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser necessário o reajuste das doses de insulina por pessoas que sofram de diabetes.

Efeitos colaterais do consumo de gengibre

Há relatos de azia, diarreia e desconforto estomacal após o consumo de gengibre. Neste caso, ele deve ser excluído da dieta.

Interações com o gengibre

O gengibre retarda a coagulação sanguínea, sendo contraindicado para pacientes que já fazem usos de medicamentos anticoagulantes por aumentar o risco de hematomas e sangramentos. A raiz ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser perigosa para quem toma medicamentos para controle do diabetes. Como eles já tem a função de reduzir o açúcar no sangue, o consumo do vegetal pode reduzir ainda mais a glicemia, oferecendo perigo de hipoglicemia ao paciente.
Também devem se precaver indivíduos que fazem uso de medicamentos para diminuição da hipertensão. A raiz age de forma a diminuir a pressão arterial, que pode ficar muito baixa com o uso concomitante do remédio, oferecendo riscos cardíacos ao paciente.

Quantidades recomendadas de gengibre

Embora não exista uma quantidade adequada de ingestão estabelecida, estudos sugerem que benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 a 4 g de gengibre por dia.
Para obter os benefícios termogênicos do gengibre, o ideal é o consumo diário, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, é recomendada uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó.

sábado, 29 de março de 2014

Castanha do Pará !!!

ALIMENTO SABOROSO E NUTRITIVO
Também conhecida como castanha-do-Brasil, ela é a semente da castanheira do Pará – típica da região norte e um dos principais produtos de exportação da Amazônia. Ela faz parte do grupo das oleaginosas e apresenta uma casca fina e marrom, com uma polpa branca muito saborosa. E o melhor: possui vários benefícios nutricionais!
A castanha-do-pará é uma excelente opção para lanchinhos entre as refeições! Além de ser uma delícia, essa semente também é dona de uma série de benefícios à saúde. Entre os principais, estão a presença das gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais.
O principal destaque está na qualidade das gorduras. Em duas unidades, encontramos, aproximadamente, 11 g, das quais 68% são as chamadas “boas” (poli e monoinsaturadas). Elas ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL).
Quer entender melhor as propriedades desse alimento e por que é tão importante incluí-lo no cardápio?
A castanha-do-pará apresenta boa quantidade de fibras, essenciais para o funcionamento ideal do intestino. Em relação às vitaminas e minerais, em apenas duas unidades é possível atingir, em porcentagens de consumo recomendado para um dia:

25% de magnésio, importante para o processo que gera energia para o corpo;

18% de fósforo, essencial para a contração muscular e transmissão de impulsos nervosos;

10% de zinco, faz parte do sistema de defesa do corpo;

9% de vitamina B1, que também participa do processo que gera energia ao organismo.

Outro ponto que chama atenção é a presença de selênio e vitamina E. Os dois são importantes antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem, assim, o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.

Como incluir a castanha-do-pará no cardápio de forma prática? Ela pode ser consumida como um lanche intermediário, entre as refeições. Outra opção é adicionar as sementes em saladas, frutas, iogurtes e outras preparações. Mas atenção: por ser um alimento calórico, é importante não exagerar nas porções.

Benefícios da castanha-do-Pará

A frutinha apresenta uma alta concentração de gordura, mas que não é maléfica. “São gorduras boas, monoinsaturadas (mesma do azeite) e poli-insaturadas. Por conta disso, ela tem propriedade antioxidante”. Isso significa que há um combate às inflamações do organismo e as células funcionam muito melhor, sem acumular gordura.
O resultado: a castanha-do-pará emagrece, o corpo se mantém em forma e a circulação sanguínea acontece de maneira muito mais saudável, evitando as doenças cardiovasculares.
Ela também é indicada para vegetarianos, já que é fonte de proteínas. A quantidade de cálcio e magnésio presente também garante a síntese de massa óssea perfeita e faz muito bem aos ossos. E, como se não bastasse, ainda auxilia no bom funcionamento da tireoide e do cérebro.
Mais do que tudo isso, a castanha-do-pará evita o câncer por ser fonte de selênio, mineral que produz o antioxidante glutationa peroxidasse, importantíssimo para combater radicais livres e eliminar toxinas do organismo.
 “Estudos apontam que há uma relação entre quantidade de selênio na dieta e o risco de câncer. Quanto menos selênio, o risco de câncer aumenta”.
1 - Combate ao envelhecimento celular precoce (por possuir grandes quantidades de vitamina E)
2 - Desintoxicar o organismo de metais pesados.
3 - Prevenção da osteoporose (fonte de cálcio e magnésio, dois minerais importantíssimos para a saúde óssea)
4 - Pode elevar em 65% o teor de selênio no organismo.
5 - Produto totalmente orgânico.
6 - Evita o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade como o Alzheimer.
7 - Melhora o funcionamento da Tireoide ( por conter selênio, mineral que atua na produção de hormônios da tireoide)
8 - Ajuda a evitar a propagação do câncer além de diminuir a sua incidência.
9 - Melhora o sistema imunológico (selênio e a vitamina E são importantes antioxidantes, melhorando a resposta imune do organismo)
10 - Reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue (por ser fonte de gorduras mono e poli-insaturadas).

Como comprar e consumir

E se há tantas restrições, como comprar castanha-do-pará do jeito certo?
Segundo estudos, “exposta à luz e ao calor, a castanha se oxida, perdendo suas propriedades benéficas”. Na hora de escolher a fruta, opte pelas que estiverem conservadas no escuro e longe das altas temperaturas. “Aquelas vendidas em potes plásticos no mercado, por exemplo, já estão oxidadas, é pura caloria, sem nada de bom”.
O ideal seria comprar as castanhas ainda na casca, mas é muito difícil encontra-las para vender dessa maneira. Então, para consumir com todas as benfeitorias, procure por alguma marca que venda a castanha a vácuo ou mesmo dentro de latas escuras, com uma embalagem que não permita a entrada de luz ou de oxigênio. “E depois de abertas, devem ser conservadas na geladeira, no escuro e no frio”.
E como consumir castanha-do-pará?
Incluir a castanha-do-pará em sua alimentação diária pode fazer toda a diferença, ajudando a emagrecer e evitando doenças graves, como o câncer. Mas para conseguir todos esses benefícios, é preciso, antes de tudo, comprar a fruta da maneira certa e, depois, consumi-la na medida exata.
Isso porque, como todas as frutas oleaginosas, ela é riquíssima em gorduras boas, que fazem muito bem ao organismo, mas podem se tornar vilãs se expostas à luz e ao calor. Além disso, possui muitas calorias, podendo causar efeito contrário ao emagrecimento esperado e acabar engordando em caso de excessos.
A indicação, em geral, é para que um adulto consuma apenas duas unidades diariamente. Não passar desse limite evita o ganho de peso. Vale ainda alertar que o selênio presente nessa fruta oleaginosa é o único mineral que pode causar intoxicação se o consumo for exagerado. "Uma quantidade acima de 10 castanhas todos os dias, por exemplo, pode gerar fraqueza muscular, dor, manchas brancas nas unhas, e, dependendo do grau, pode ser fatal e levar à morte”.

Com tantos benefícios que a Castanha do Pará traz ao organismo está na hora de você começar a consumi-la com frequência.
Cuide da sua saúde !!!

sexta-feira, 28 de março de 2014

Abacate !!!

Originário do México, o Abacate hoje é consumido em quase todo mundo.
No Brasil há mais de cem tipos de abacates, o que garante uma alta produção da fruta o ano todo. Porém, a fama de que seja engordativa faz com que não seja um sucesso de público por aqui. Isso sem contar que muitos acham que sua "gordura" pode fazer mal ao coração. Mas o abacate está longe de ser um vilão.
Os benefícios do abacate para a saúde envolve ajudar a melhorar o perfil do colesterol no sangue e o sistema circulatório porque contém gordura saudável como os ômega 3, além disso o abacate também:
  • Melhorar a pele pois tem boas quantidades de vitamina A, E e C;
  • Prevenir doenças congênitas pois contém ácido fólico;
  • Proteger as células pela sua riqueza em antioxidante.

O ABACATE É RICO EM VITAMINAS...
SUA polpa contém:

*Vitamina A - que é necessária para manter a boa visão;  é anticancerígena e combate os radicais livres. As vitaminas do complexo B facilitam o metabolismo normal dos carboidratos.

*Vitamina B1- ou tiamina, protege contra a síndrome da morte súbita, controla a diabetes e é útil no tratamento de herpes.
*Vitamina B2- (riboflavina) é essencial para a produção de energia do organismo e auxilia a formação da glutationa.
*Vitamina C- aumenta a imunidade contra infecções, reduz o colesterol e combate a infertilidade, tendo também ação anticancerígena.
*Vitamina E- protege contra doenças cardiovasculares, estimula o sistema imunológico, protegendo contra doenças da pele e fortalecimento das unhas. Combate os radicais livres, servindo como antioxidante. É conhecida, também, como a vitamina da beleza.

Gordura monoinsaturada
* É a mesma do azeite de Oliva, que contém ácido oléico, seu principal componente e que defende as artérias da gordura oxidante do mau colesterol – LDL – tendo efeito destruidor sobre elas.



Sais minerais
* Fósforo - junto ao cálcio - contribui para a mineralização dos neurônios, melhorando o raciocínio. Fortalece os ossos, combatendo a osteoporose.
* Ferro - indispensável na formação do sangue - combate a anemia - atuando como veiculador do oxigênio para todo o organismo.
* Magnésio - é essencial à vida, ajudando no metabolismo da glicose e nutrindo os nervos e o cérebro; atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular. Combate a extrema sensibilidade ao frio e ao calor.
* Potássio - age associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular; contribui para a formação das células.
*Cálcio - atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo.
* Fósforo - é indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular;  junto com o cálcio e a vitamina D, atua na formação de ossos e dentes, combate o raquitismo, a ocorrência de fraturas; evita músculos atrofiados; alterações nervosas e contribui para a mineralização dos neurônios, melhorando o raciocínio.

Dilata os vasos sanguíneos
*
Possui relevante valor energético devido às gorduras responsáveis pelo aumento do bom colesterol, - HDL.  Tem efeito protetor das artérias e, por consequência, sobre a saúde cardiovascular, ao contrário do LDL - o mau colesterol.

* Possui glutationa, antiradical livre, que protege o nosso organismo de agentes cancerígenos.* Suas substâncias ativas, testerol e lecitina, o tornam eficaz no tratamento das artroses, reumatismo e gota, eliminando as dores reumáticas, a partir da extração de um excelente azeite obtido da fruta. É anti-inflamatório.
* Auxilia na desintoxicação do fígado.
* Diabetes: para as pessoas que sofrem deste mal, é aconselhável comer a polpa durante quinze dias.
* Afrodisíaco: atribui-se à polpa do abacate uma capacidade afrodisíaca
BENEFÍCIOS DO ABACATE

O abacate é mais calórico em comparação com as outras frutas porque é mais rico em gordura, porém, toda a gordura presente na fruta é extremamente saudável, pois é rica em ácido oleico (gordura monoinsaturado) conhecido como a gordura boa, fibras, antioxidantes, magnésio e ácido fólico.
- É capaz de prevenir doenças cardiovasculares
- É rico em vitamina E, capaz de reduzir esteatose hepática (fígado gorduroso)
- Diminui a concentração de triglicerídeos
- Reduz colesterol total e LDL.
- A vitamina E e a vitamina A, presentes no abacate, são poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células, evitando o envelhecimento precoce
- Previne o câncer e outras doenças.
- É rico em ferro, prevenindo anemias, potássio, magnésio e cálcio
- Tem excelentes repositores de eletrolíticos.

INDICADO PARA ATLETAS
O abacate pode ser recomendado para atletas por ser rico em calorias, ou seja, rico em energia para repor as perdas durante os treinos, aumenta força/níveis de energia para treinar e ainda acelerar o ganho de massa magra por ser um alimento saudável e calórico. Por ser rico em antioxidante, auxilia o desempenho esportivo e ajuda na diminuição da ação dos radicais livres, muito comum em atletas pelo excesso de atividade física. Não é  recomendado no pré-treino. Por ser um alimento rico em gordura e ter uma digestão mais lenta, pode atrapalhar o desempenho do treino, caso não tenha dado tempo para fazer a digestão.
Os benefícios do abacate na musculação incluem evitar a fadiga muscular e combater os radicais livres que surgem devido ao exercício intenso provocando o envelhecimento celular. Os antioxidantes presentes naturalmente nos alimentos são altamente recomendados para os praticantes de musculação e o abacate é uma boa escolha.

INDICADO NA GRAVIDEZ
Os benefícios do abacate na gravidez são prevenir doenças congênitas em bebés. Durante a gravidez é essencial o consumo de folato ou ácido fólico e o abacate é uma excelente fonte desta vitamina.

INDICADO PARA O CABELO
Os benefícios do abacate para o cabelo envolvem aumentar a hidratação tornando os cabelos mais brilhantes e macios. Assim os benefícios do abacate para o cabelo não surgem pela ingestão mas sim pela possibilidade de fazer uma máscara com a polpa do abacate que permite que o cabelo fique forte e bonito.

INDICADO PARA A PELE 
Os benefícios do abacate para a pele são melhorar o tônus da pele pois contribui para sua firmeza e ainda retarda a formação de manchas oriundas do envelhecimento do nosso corpo. O abacate tem sido usado amplamente pela indústria da beleza devido a sua capacidade de metabolizar o colágeno de nossa pele ajudando então ao combate das estrias, rugas e celulite além da sua capacidade antioxidante que evita o envelhecimento da pele.

INDICADO PARA OS DIABÉTICOS
Os benefícios do abacate para diabéticos são sobretudo ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue  pois esta fruta não tem uma grande quantidade de carboidrato e o seu alto teor em fibra vai aumentar a saciedade e ajudar o diabético a cumprir os horários das refeições que são fundamentais.

INDICADO PARA EMAGRECER
Os benefícios do abacate para emagrecer envolve aumentar a saciedade porque o abacate é rico em fibras que vão dar a sensação de estômago cheio e diminuir o apetite. Porém o abacate é muito calórico e tem muita gordura não sendo a fruta mais indicada para dietas de emagrecimento.

ABACATE TEM FAMA DE ENGORDAR
Ele tem fama de engordar porque é uma das frutas mais ricas em gorduras, que mesmo sendo de boa qualidade significa que tem muitas calorias , por isso deve ser consumido com moderação. De qualquer forma, nunca deixe o abacate fora da dieta, para quem quer perder peso ele pode até ajudar, por ter um poder de saciedade maior.

COMO INCORPORÁ-LO À DIETA
Normalmente é recomendado uma porção de até 100g, uma vez por semana, em algum dos lanches da tarde ou no pós-treino.

Atenção na hora da compra e do consumo.

Os melhores abacates são os mais pesados e firmes. Algumas vezes, apresentam manchas de cor marrom-clara na casca , mas esse é um defeito apenas superficial que não afeta a qualidade do fruto. Para saber se estão no ponto, é só fazer uma ligeira pressão com os dedos: os de casca fina cedem logo, os de casca mais grossa oferecem um pouco mais de resistência. Os abacates duros ou firmes, embora possam ter todas as características de boa qualidade, não estão prontos para o consumo imediato, devendo ser amadurecidos.
O abacate deve ser guardado em lugar fresco e arejado. Quando ainda verde , não convém colocá-lo na geladeira, pois o frio interrompe o processo de maturação. Depois de descascado, deve ser imediatamente consumido, porque, em contato com o ar, a polpa escurece. Para evitar o escurecimento imediato da polpa, passe um pouco de limão na superfície do fruto. Como o abacate maduro é muito sensível, amassando-se com muita facilidade, deve-se evitar que fiquem empilhados na fruteira ou no recipiente no qual são guardados.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Grãos Integrais !!!



Atualmente as pessoas estão se preocupando mais com sua saúde, optando por consumir alimentos mais saudáveis.
Os alimentos ricos em fibras pertencem a um dos grupos alimentares que está sendo muito destacado entre os pesquisadores como alimentos fundamentais para o organismo.

Os grãos integrais além de serem fontes de fibras, vitaminas e minerais, possuem propriedades funcionais que ajudam a prevenir diversas doenças, entre elas as doenças coronarianas.
A American Heart Association (AHA) recomenda o consumo de vegetais, frutas e grãos integrais, confirmando a importância das fibras alimentares, antioxidantes e outras substâncias presentes nesses alimentos que atuam na prevenção e controle das doenças cardiovasculares.
É claro que aliado ao consumo desses alimentos, é fundamental a manutenção de um peso adequado, prática de atividade física regular e consumo moderado de gordura, evitando assim a ingestão excessiva também de calorias.
As fibras presentes nos grãos integrais são principalmente fibras insolúveis, que atuam aumentando o bolo fecal e regulando o trânsito intestinal. Estudos sugerem que com o consumo de fibras, o tempo de presença de bactérias patogênicas no cólon é menor, diminuindo assim o risco de câncer intestinal.
Aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, centeio, germe de trigo, gergelim, cevada, arroz e milho estão entre os mais conhecidos e mais encontrados grãos integrais.

Os grãos integrais são fontes de fibras, nutrientes, minerais (como zinco, fósforo, magnésio), vitaminas e energia (por meio dos carboidratos e proteínas presentes). Sua camada externa é utilizada para a produção de farelo, que contém fibras e vitaminas B e E, além de proteínas. Sua parte intermediária é rica em carboidratos e proteínas, enquanto a parte mais interna possui nutrientes muito importantes para a saúde.
Alimentar-se com cereais integrais beneficia significantemente a saúde, auxilia no combate da prisão de ventre e diminui a incidência de doenças como diabetes (por regular os níveis de insulina) e câncer. Contribui para o controle de peso, pois quem come cereais se sente mais saciado, controla o colesterol, beneficiando o sistema circulatório; mantém a saúde do coração, dos ossos, do sistema nervoso e imunológico e do corpo em geral. Todos esses benefícios devem estar aliados a uma dieta de baixo teor de gordura e a um estilo de vida saudável, com a prática de atividade física, eliminação do tabagismo, estresse e ansiedade.
Para muitas pessoas, nem sempre são bem-vindos no cardápio, mas em prol da saúde e bem-estar atual e futuro é importante incluí-los na dieta. Em pesquisas, foi verificado que o centeio auxilia na memória e mineralização dos ossos, enquanto o trigo ajuda na imunidade e a aveia controla o colesterol. O arroz contribui no aproveitamento de energia, o milho beneficia os olhos e a cevada previne osteoporose.

Para manter a alimentação rica em cereais integrais confira algumas dicas:

- ingira pão integral ao invés de pão branco;
- prefira as massas integrais;
- experimente os produtos integrais e, caso não goste, inicie ingerindo pequenas quantidades até se acostumar;
- desenvolva receitas acrescentando aos poucos os cereais integrais em seu cardápio;
- no café da manhã, alimente-se de aveia, pães integrais, biscoitos e bolos feitos à base de farinhas integrais;
- nos lanches, alimente-se de barra de cereais, granola e biscoitos integrais;
- nas refeições, como almoço e jantar, arroz integral, grãos de trigo, massas e tortas feitas de cereais integrais são uma boa recomendação.

Mas se estes grãos fazem tão bem para a saúde, por que não incluir em nossa alimentação?
Acrescente-os já no seu dia-a-dia e tenha uma boa saúde.

Linhaça !!!

A linhaça é um alimento supercompleto e anda fazendo o maior sucesso entre os que estão preocupados com a saúde e a beleza.

Existem basicamente 2 tipos de linhaça:
Linhaça marrom-mais fácil de encontrar e mais barata, possui pouco ômega-3 e é cultivada em regiões de clima quente e úmido (o que freqüentemente exige o uso de agrotóxicos) e possui uma casca mais resistente.
Linhaça dourada-é proveniente de climas frios. É muito mais rica em ômega-3, ômega-6, ômega-9 e gorduras polinsaturadas além de serem cultivadas sem agrotóxicos.
Você pode obter a linhaça em semente, farinha, óleo e cápsulas. Não existe uma indicação de quanto se deve consumir, o importante é consumir diariamente, pelo menos em uma refeição. Considera-se 1 colher de sobremesa uma boa medida.

Rica em fibras e minerais, a linhaça também é fonte de ácidos graxos ômega-3 (semelhantes aos achados nos peixes gordos). Tem efeito anti-inflamatório, ativa o intestino, melhora a pressão arterial e ajuda a regularizar as taxas de colesterol. Segundo um grande estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, em 2009, ela derruba o LDL, colaborando para evitar as temidas obstruções nas artérias. Também são descritos benefícios adicionais para o sexo feminino: atenua a retenção de líquidos típica do período pré-menstrual e tem se revelado promissora na prevenção do câncer de mama
É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. 
Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E, Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:   

Vitalidade Física:
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

Baixa de Peso:
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida .
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.

Combate ao Câncer:
de mama, de próstata, de colo, de pulmão, etc...
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

Condições da Pele e do Cabelo:
Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema .
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.
É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro cabeludo e teu cabelo.


Sistema Digestivo:

Prevêem ou cura o câncer de colo. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.
Lubrifica e regenera a flora intestinal .
Expulsão de gases gástricos .É um laxante por excelência.
Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.


Sistema Nervoso:
É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos , melhora os problemas de conduta
(esquizofrenia).
A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais eurotransmissores
(reanimações naturais).

Doenças Inflamatórias:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo.
Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.
 
Retenção de Líquidos:
O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à
inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.


Sistema Imunológico:
A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.
A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Ômega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.
 
Sistema Cardiovascular:
É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
É excelente para regular o colesterol ruim .
O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Ômega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.
Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.

Funcionamento Intestinal:
Para a melhora do funcionamento intestinal: de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã.
Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas...


Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa:
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa.... Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.
  
Para combater a agressividade e a obesidade:
Duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres. 
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (moa uma xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer) - 3 colheres de sopa de água
Modo de preparo: Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.



Modo de Usar na maioria dos casos: 


Não existe uma indicação de quanto se deve consumir, o importante é consumir diariamente, pelo menos em uma refeição.
Considera-se 1 colher de sobremesa uma boa medida. 
Pode-se misturar em suco de fruta, sobre a fruta, no iogurte, no café da manhã ou no almoço.