Translate

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Romã !!!

Algumas pessoas dizem que ela traz dinheiro, outras, que é a fruta do amor. Mas os benefícios da romã vão muito além das superstições. Ela é rica em vitamina A e em vitaminas do complexo B, além de ser uma excelente fonte de ferro e cálcio.
A vitamina A (betacaroteno) é essencial para a visão e saúde da pele, e também tem função na reprodução e desenvolvimento embrionário. As vitaminas do complexo B são importantes para manutenção da saúde mental e emocional e fundamentais no metabolismo energético; o ferro é essencial no transporte de oxigênio no organismo, na síntese de DNA, no metabolismo energético e na prevenção e tratamento de anemia ferropriva (causada pela deficiência de ferro); já o cálcio é fundamental na saúde óssea e contração muscular.

Romã não é uma fruta que costuma fazer parte da dieta do brasileiro, mas deveria ser incluída na matemática das duas porções de frutas por dia. Estudo recente mostrou que essa fruta é capaz de diminuir os níveis do cortisol, hormônio capaz de aumentar a gordura abdominal, induzido pelo estresse. Mas não é sóa fruta também tem aplicações no controle do mau colesterol (LDL), diabetes, celulite e cardiopatias. 
Raio-X da romã

As sementes da fruta são riquíssimas em vitaminas A e E, potássio, ácido fólico, vitamina C, cálcio, ferro, potássio, magnésio, ácido gálico, ácido elágico, entre outras substâncias. Ela também contém punicalagina, um flavonóide responsável pelas propriedades antioxidantes, capaz de reduzir processos inflamatórios presentes na obesidade, cardiopatias, diabetes, celulite e câncer. Essa substância ainda diminui a produção de citocinas pró-inflamatórias, presentes no tecido adiposo, interferindo diretamente na composição corporal.
Sua ação anti-inflamatória é capaz de debelar infecções na garganta. Uma pesquisa identificou componentes no suco de romã que podem inibir os movimentos de células cancerosas e a metástase do câncer de próstata.



Potente antioxidante
A ação antioxidativa da romã é considerada mais potente que a do vinho, no combate aos radicais livres. Ela tem ótima ação detoxificante, livrando o fígado de toxinas e acelerando o metabolismo basal. Com as sementes, é possível preparar suco puro, ou misto com outras frutas, e ainda salpicá-las em saladas, molhos e recheios de tortas. A casca serve para fazer chás, sucos e vitaminas. 



Em suco ou em chás, romã faz bem

Para obter os benefícios dos compostos da fruta,  o seu consumo deve ser diário: Um copo (100 ml) de suco de romã ao dia, fora das grandes refeições, ou a metade total das suas sementes em cima da salada, é o bastante para aproveitar tudo de bom que a fruta tem a oferecer. Para acabar com gengivites e amigdalites, ferva a casca em água, aguarde esfriar, e faça gargarejos. Infusões com flores da romã possuem taninos, substância indicada no caso de desarranjos intestinais. 

Principais substâncias dessa fruta que beneficiam a saúde
Ela é composta por vitaminas do complexo B, que auxiliam a circulação; vitamina A, que deixa a pele bonita e ajuda a visão; vitamina C, que beneficia o sistema imunológico e contém ácido fólico, que melhora a saúde cardiovascular. Uma romã ao dia é o indicado!
Saiba quais são os principais benefícios que a romã pode trazer para a sua saúde:
- Atua na diminuição do colesterol ruim (LDL) e do colesterol total;
- Ajuda na prevenção de patologias como diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras, por ser ótima antioxidante, com mais de 80 fitoquímicos;
- Previne o envelhecimento celular, mantendo a pele firme e saudável por conta de sua ação antioxidante;
- Fortalece o sistema imunológico prevenindo o aparecimento de gripes, viroses, entre outras doenças;
- Diminui a inflamação celular, relacionada a patologias como a fibromialgia;
- É rica nos ácidos gálico, elágico e protocatequínico, com ação anticancerígena, por barrar as moléculas que danificam a estrutura celular e provocam o câncer.
Auxilia nos seguintes problemas de saúde:

  • Diarréia e cólicas: preparar um chá com a casca da fruta, fervendo por 10 minutos uma quantidade de 2 colheres de sopa em 1 litro de água. Deixar esfriar e coar. Pode adoçar com mel ou açúcar. Tomar 1 xícara 4 vezes ao dia.
  • Dor de garganta ou inflamações na boca: esta é a indicação mais famosa! Melhora as inflamações de garganta e as aftas bucais. O ideal para esta finalidade seria um chá com as flores da romãzeira, mas são difíceis de serem encontradas, e as folhas também servem. Ferver 1 colher de sopa cheia de folhas e/ou flores da roãzeira em 1/2 litro d’água. Coar, deixar esfriar. Gargarejar várias vezes ao dia. Nas farmácias de homeopatia já existem prontos sprays de romã, que têm a mesma função.
  • Furúnculos e abscessos: usar as folhas amassadas em um cataplasma quente, mas NÃO fervendo, e colocar sobre as lesões que estejam FECHADAS.
  • Solitária: a solitária é uma doença causada por vermes, que é contraída ao comer carne de porco ou de boi cruas ou mal cozidas. Ela prende-se à parede do intestino e alimenta-se do sangue da pessoa e dos alimentos que ela ingeriu, o que vai causando uma fraqueza enorme. Este chá de romã é muito eficaz para expelir a solitária, e é preparado com a raiz. Ferver 4 colheres de sopa de raspas da casca da raiz da romãzeira em 1 litro de água, em fogo baixo, por 30 minutos. Deixar amornar, coar e tomar 1 xícara de 2 em 2 horas, num total de 3 xícaras.
  • Varizes: a romã aumenta a resistência das paredes das veias e pequenos vasos, prevenindo as varizes. Prepare o chá com a casca igual como está descrito acima e tome 2 vezes ao dia.
Apesar de todos os benefícios da romã, não existe um alimento perfeito, completo e que tenha todos os nutrientes necessários ao organismo. Uma alimentação saudável, variada e colorida, é necessária para o bem-estar de qualquer ser humano, afinal um cardápio equilibrado é capaz até de atenuar os malefícios dos radicais livres na saúde, associado sempre a um estilo de vida saudável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário