Translate

terça-feira, 28 de abril de 2015

Comer bem para Viver melhor !!!

Revista ÉpocaA gente sabe que muita gente adora devorar uma caixa inteira de chocolates, comer enquanto assiste à televisão ou continuar na mesa após terminar a refeição, comendo mais um pouquinho enquanto bate papo. Tem gente que faz isso por ansiedade, outros por distração, e muitos por achar que comer muito é comer bem. Mas isso não é verdade!
O certo é, sim, comer mais vezes durante o dia, mas isso não significa comer muito. Pense que nenhum alimento é proibido, mas a quantidade deve ser limitada. Afinal, a função da alimentação é fornecer energia para realizar as funções vitais do corpo. Ou seja, você come para viver e não o contrário.
Quem vive para comer, além do excesso de peso, sofre com todos os problemas de saúde que a obesidade pode acarretar. Para evitar isso, o melhor jeito é se prevenir das situações que nos estimulam a exagerar na dose, como optar por pequenas porções de alimentos, evitar a repetição excessiva e não aumentar a quantidade, mesmo que o alimento seja light. Não esqueça que quanto maior a variedade do seu cardápio, melhor a qualidade da sua alimentação.
Comer bem não é sinônimo de comer exageradamente, pois muitos acreditam que comer bem é comer aquilo que se tem vontadeSe alimentar adequadamente é ter moderação e, especialmente optar por aquilo que faça o bem a saúde, para que assim se possa viver muito melhor já que a alimentação reflete grandemente em nossas vidas, principalmente na saúde. Por isso é aconselhável que se coma bem, principalmente alimentos saudáveis. Mas o que posso ter em minha geladeira, para que eu possa me adequar a este estilo saudável de vida?
Alimentos arroxeados — as propriedades funcionais dos alimentos arroxeados e azulados, que contêm ácido elágico, promovem o retardo do envelhecimento e neutralizam as substâncias cancerígenas prevenindo diversos tipos de câncer.
Alimentos amarelos — man­têm o sistema nervoso saudável, ajudam na prevenção do câncer de mama, têm ação antioxidante e retardam o envelhecimento. São ricos em vitamina B-3, ácido clorogênico e também possuem beta­caroteno.
Alimentos verdes — as propriedades funcionais dos alimentos de cor verde promovem a desintoxicação celular, inibição de radicais livres, tem efeito anti­cancerígeno, protegem o coração, cabelo e a pele, melhoram o siste­ma imunológico, além de serem importantes para os ossos e contração muscular. Contêm cálcio, clorofila, vitamina C e vitamina A.
Alimentos vermelhos — são ricos em cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e C. As frutas vermelhas contêm licopeno e flavonoides, que funcionam como antioxidante e promovem benefícios como a redução do risco de doenças cardiovasculares, redução do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico.
Termogênicos Naturais - são aqueles que vão ajudar a acelerar nosso metabolismo e assim fazendo com que queimemos mais a gordura corporal. São exemplos o gengibre, a pimenta, a canela, o limão e a água gelada.
Água, água de coco e sucos naturais.Chás e Sucos detox - agem como diuréticos combatendo a retenção de líquidos, estimulam o funcionamento do sistema imunológico, melhoram o sistema digestivo, estimulam o funcionamento do intestino, hidratam a pele, melhoram o sono, aumentam a disposição e o desempenho da memória.
Carboidratos do bem - nem todo carboidrato está liberado para quem quer emagrecer e manter uma dieta saudável. Assim, aposte nos carboidratos complexos e consuma os refinados com moderação. Podemos apostar na cevadinha, abóbora, grão de centeio, arroz integral, pão integral, feijão, farelo de aveia, trigo integral e batata doce. Mas lembre-se, você vai precisar queimar esse carboidrato ingerido portanto o uso dele poderá ser aceito desde que se pratique alguma atividade.
Soja - Rica em proteínas de ótima qualidade, ela reduz os riscos de alguma doença e é uma excelente fonte de minerais como cobre, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, manganês e vitaminas. Não existem contra indicações e por ser vegetal tem baixo teor de gordura e não possui colesterol. O seu uso mais comum é na substituição do leite principalmente por quem tem intolerância à lactose.
Proteinas - As proteínas têm papel fundamental no organismo. Agindo na reparação e construção de tecidos, elas são essenciais em dietas para perder gordura e em exercícios físicos. Estão presentes nos vegetais folhosos, lentilha, feijão, ervilha, soja e carnes.
Alimentos ricos em proteínaCarnes Bovinas, peixes e frango - as carnes são alimentos altamente nutritivos, fontes de ferro, zinco, lipídios, selênio, aminoácidos, outros minerais, vitaminas do complezo B, proteínas de grande valor biológico e Omega 3. E a carne bovina trás um reforço, que seria o CLA, acido linoléico conjugado. 
A partir do momento em que comemos bem, nossa saúde melhora, nosso condicionamento físico, nossa pele enfim somente se ganha benefícios e, assim se vive melhor. Com estes alimentos em nossa geladeira é possível comer bem e possivelmente viver muito melhor e de maneira saudável. Mas lembre-se, nada de exageros. Pois comendo bem você mantém a forma, ao mesmo tempo em que seu organismo ganha todos os nutrientes que necessita. E para se obter uma vida melhor, acima de tudo saudável é preciso escolhas, comece por sua alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário