Não é novidade que determinados tipos de alimentos ajudam em uma vida mais saudável, mas você sabia que alguns alimentos podem aliviar — ou até curar — algumas doenças?
O estado nutricional de uma pessoa é determinante para garantir um bom funcionamento do sistema imunológico.
Veja algumas condições e deficiências de saúde em que os alimentos podem ajudar (e muito!):
TPM
A TPM é uma desordem hormonal neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social. A soja e as frutas vermelhas auxiliam no equilíbrio do estrógeno e amenizam os sintomas da TPM. Uma boa sugestão também é complementar a dieta com fontes de vitamina B6, como batata, banana e cereais integrais; além de cálcio (encontrado no leite e derivados) e magnésio (presente nas castanhas). O chocolate amargo e o suco de uva liberam a serotonina, e o resultado é uma melhora no bem-estar.
Colesterol Alto
O colesterol é um tipo de gordura que o corpo necessita para crescimento e regeneração das células. Ele é responsável pela produção de hormônios sexuais, cortisona e vitamina D. Quando está em nível elevado é necessário tomar algumas medidas. A maçã tem pectina e fibras que auxiliam na diminuição do colesterol plasmático, um dos principais responsáveis por problemas cardiovasculares. E uma colher de aveia no cardápio diminui a absorção de gorduras e favorece sua eliminação. Um copo de suco de laranja antes da caminhada é também um santo remédio para o colesterol alto.
Intestino Preso
O segredo é ingerir fibras e muita água. Aveia com semente de linhaça e brócolis são ótimas fontes. As folhas verdes escuras, como escarola e almeirão, têm inulina, uma das fibras mais eficazes no estímulo da função intestinal. Troque a ingestão de salgadinhos e doces por frutas e cereais. O mamão também é um poderoso regulador das funções intestinais.
Depressão
Abacate, melão e lombo suíno são recomendados. Esses alimentos são ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. Presente nas vitaminas do complexo B, principalmente na vitamina B6, o triptofano atua como protagonista no combate a depressão. O triptofano também é encontrado nos pães e cereais integrais, leite e iogurte desnatados, queijos, feijão, lentilha, soja, grão de bico, gérmen de trigo e levedo de cerveja.
Falta de Energia e Fraqueza
A banana está no topo da lista para fornecer energia a nosso organismo. Rica em magnésio e potássio, nutrientes que regularizam a pressão arterial, fornece energia e fortalece os músculos. Abacaxi, tangerina e tomate são outras fontes de potássio. O magnésio também é encontrado no feijão, batata e na maçã. A vagem é um alimento tonificante, usado nas convalescenças e nos estados de fraqueza.
Pressão Alta
Morango, laranja e papaia são ricos em vitamina C, que contribui para estabilizar a pressão sanguínea e manter um alto nível do colesterol bom (HDL). A laranja e o mamão papaia ainda têm efeito duplo contra a hipertensão por apresentar elevado teor de fibras.
Anemia
Anemia é a carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. Lentilha, espinafre, fígado, couve, feijão e brócolis são primordiais para se evita-lá e trata-lá.
Baixa Imunidade
Morango, laranja e manga. A vitamina C é essencial para o bom funcionamento do organismo. São também importantes para a formação do sistema de defesa e estão presentes nas carnes vermelhas, frango e peixe, e os ovos. Todos os vegetais que são verde-escuros, leite e probióticos também são importantes.
Enxaqueca
É imprescindível curar a prisão de ventre, responsável pela grande maioria dos problemas de saúde, como também pela enxaqueca. Uma alimentação correta é imprescindível, que deve ser rica em fibras, como arroz e farinha integrais, muita fruta, verdura e legumes. Retirar o uso de enlatados, substâncias químicas e açúcar refinado.
E você? Tem alguma dica de alimento para melhorar a nossa saúde? Compartilhe nos comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário