O KIWI é uma ótima fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, possui gordura e nenhum teor de colesterol. Tem efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.
As pessoas ficam facilmente atraídas pela cor verde e o sabor exótico do kiwi. Mas, a verdadeira particularidade dos kiwis advém dos seus benefícios para a saúde.
A perfeita combinação das vitaminas A e E pode diminuir o riso de doenças cancerígenas, artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico.
A vitamina B6, A e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém, estas agem atenuando às rugas da pele.
Alguns dos elementos minerais que o compõe, o cálcio, magnésio, ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial, que aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados, além das quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.
Por causa da clorofila, é uma das poucas frutas de coloração verde quando madura.
Conheça 14 benefícios do kiwi e como utilizar este incrível superalimento.
Benefícios para a saúde
1. Facilita a digestão através das enzimas
O kiwi cru contém actinidia, uma enzima que dissolve as proteínas e que ajuda a digerir a refeição, à semelhança da papaína do mamão ou da bromelina do ananás.
2. Ajuda a regularizar a pressão arterial
O elevado nível de potássio do kiwi ajuda a manter os electrólitos em equilíbrio neutralizando os efeitos do sódio.
3. Protege o ADN
Um estudo realizado por Collins, Horska e Hotten mostrou que a combinação única de antioxidantes do Kiwi ajuda a proteger o ADN das células dos danos oxidativos. Alguns especialistas concluem que isso pode ajudar a prevenir o cancro
4. Reforça a imunidade
Está comprovado que o alto teor de vitamina C do kiwi, juntamente com outros compostos antioxidantes, fortalece o sistema imunológico.
5. Inteligente para perda de peso
O baixo índice glicêmico e alto teor de fibra do kiwi ajudam a evitar uma corrida à insulina como é o caso de outras frutas com alto teor de açúcar, fazendo com que o corpo não armazene gordura.
6. Melhora a saúde digestiva
O Kiwi é uma ótima fonte de fibra, evitando a obstipação e problemas intestinais.
7. Ajuda a eliminar as toxinas
A fibra contida no kiwi ajuda a eliminar as toxinas do trato intestinal.
Comer 2 a 3 kiwis por dia reduz o potencial de coagulação até 18% e os triglicéridos em 15%. Muitos indivíduos tomam remédios para diminuir a coagulação do sangue, mas isto traz efeitos secundários, incluindo inflamação e sangramento intestinal. Os Kiwis têm os mesmos benefícios dos anti coagulantes, mas sem efeitos secundários.
O Kiwi está na categoria baixa no que respeita ao índíce glicémico, ou seja, não dispara o açúcar no sangue. Tem uma carga glicémica de 4 o que significa que é seguro para os diabéticos.
10. Protege da degeneração macular e de outros problemas nos olhos
A degeneração macular é a principal causa de perda de visão nos idosos. Um estudo realizado a 110.000 homens e mulheres mostrou que comer 3 ou mais peças de fruta por dia diminuiu em 36% a degeneração macular. O kiwi contém ainda níveis elevados de luteína e zeaxantina – químicos naturais encontrados nos olhos dos seres humanos. Este estudo foi realizado também com vegetais mas o efeito não é o mesmo.
11. Cria equilíbrio alcalino
O Kiwi está na categoria das frutas mais alcalinas, ou seja, é fonte rica de minerais para substituir o excesso de alimentos ácidos que a maioria das pessoas consome. Alguns dos benefícios do equilíbrio perfeito de acido/alcalino no corpo são pele jovem, sono mais profundo, energia física, menos constipações, menos artrites e osteoporose reduzida.
12. Excelente para a pele
Os kiwis são uma boa fonte de vitamina E, um antioxidante conhecido por retardar a degeneração da pele.
13. Sabor exótico e ótimo aspecto
Os kiwis primam pelo gosto e aspecto. As crianças normalmente adoram-nos só por serem tão diferentes da maioria dos frutos.
Para o equilíbrio nutricional é sempre bom comer uma variedade de alimentos. Cada alimento tem as suas próprias qualidades e poderes únicos. O problema da alimentação da maioria das pessoas é que comemos um número limitado de alimentos e isso aumenta as probabilidades de não se obter o suficiente de alguns nutrientes muito importantes.
14. Naturalmente Orgânico
O kiwi está na lista dos frutos que mais resistem a muitos dos resíduos de pesticidas. Em 2012, veio no top dos 10 alimentos mais orgânicos. Embora seja sempre bom apoiar a produção biológica por uma questão de princípio, nem sempre é possível e é bom saber que não existe um grande perigo em relação aos kiwis
Fatos Interessantes:
- O nome do fruto kiwi foi inspirado no pássaro Kiwi da Nova Zelândia, um pássaro invulgar que não voa, porque simultaneamente é pequeno, castanho e peludo.
- Nem todos os Kiwis são “fuzzy”! As espécies mais populares de kiwis são as chamadas kiwi Fuzzy, mas há também Kiwi “Goden” com uma pele lisa e cor de bronze. O Kiwi “Golden” é mais doce e mais aromático.
- Embora os Kiwis sejam originários da China há séculos, há 50 anos praticamente ninguém no ocidente sabia o que eram. Apareceram pela primeira vez nos Estados Unidos em 1962 e pegaram rapidamente.
- Embora os kiwis possam crescer em qualquer clima temperado, a maioria são cultivados em Itália, na Nova Zelândia e no Chile. São cultivados como as uvas
- Sim, e pode comer a casca, se quiser.
- Se um kiwi não cede um pouco à pressão dos dedos, pode amadurecer à temperatura ambiente, à sombra.
- Este amadurecimento pode ser acelerado, colocando-o num saco de papel com uma banana, maçã ou pera.
- Uma vez que o kiwi está maduro, deve manter-se longe de outras frutas (mesmo no frigorífico), pois é muito sensível ao gás etileno emitido por essas outras frutas e pode amadurecer em demasia.
- A actinidia dos kiwis crus torna-os impróprios para sobremesas e outros pratos que não são consumidos imediatamente, pois pode tornar o prato demasiado mole, pouco definido.
Precauções:
- Os kiwis contêm uma grande quantidade de oxalato, uma substância natural presente em muitas plantas e animais. Quando o oxalato se torna demasiado concentrado, pode cristalizar e causar problemas de saúde. Pessoas com problemas de rins ou vesícula devem evitar comer kiwi. Há muita controvérsia sobre a quantidade necessária de oxalato para ser significativo, especialmente o das plantas
- Os kiwis também contêm substâncias de enzimas associadas ao síndrome da alergia ao látex da fruta. Se tem uma alergia ao látex, pode ser alérgico também ao Kiwi. Desde o amadurecimento, o fruto com gás etileno aumenta essas substâncias; o kiwi orgânico tratado sem gás terá menos compostos que causam alergia. Cozinhá-los também desativa as enzimas.